O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Romênia
  5. Corina Dindareanu
  6. 2016
  7. Casa Racovita / Corina Dindareanu

Casa Racovita / Corina Dindareanu

Casa Racovita / Corina Dindareanu
Casa Racovita / Corina Dindareanu, © Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

© Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir + 47

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em um bairro de casas-pátio, uma mistura de volumes e estilos onde edifícios de 4-5 pavimentos podem ser vistos lado a lado com modestas casas térreas. Em seus aspectos formais, cada uma delas expressa honestamente a época que foi construída; assim como o faz com sua função residencial, que também é o objetivo desta nova construção. O projeto é uma comissão privada para uma casa unifamiliar, e mesmo as menores intervenções fazem parte do projeto que se preocupa com a inserção deste novo acréscimo no tecido urbano. Neste caso, o edifício é visualmente muito presente na intersecção da ruas Mantuleasa e Dimitire Racovita e o volume tenta responder à esta situação. A fachada da rua é mais opaca, respondendo à orientação noroeste, mas o edifício se abre gradualmente à medida que se volta para a parte do pátio: a fachada lateral é onde está a entrada, assim como as outras compridas casas típicas desta área, espelhando a casa vizinha, enquanto que a fachada dos fundos se abre completamente para abraçar o espaço verde dos jardins. 

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A casa consiste de um volume compacto de 11 m de altura, com térreo, primeiro e segundo pavimento frente à rua, similar aos edifícios adjacentes em tamanho, e conta com um corpo térreo mais baixo, com uma estrutura metálica leve e grandes paredes de vidro, que juntamente com as pérgolas permite que a sala de estar se misture com o jardim. 

Corte
Corte

Uma estreita área da casa junto ao limite de propriedade reúne em uma faixa de 2 m de largura todos os serviços: banheiros, cozinha, depósito e instalações.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Seguindo os princípios de sustentabilidade, para um desperdício de energia mínimo, o uso de uma fachada ventilada era prioridade desde o início. A madeira foi eleita como material de baixo impacto ambiental, assim como uma envoltória que combina as exigências ambientais com as estéticas, em um material quente, doméstico e tradicional adequado às funções residenciais. O mesmo acabamento de madeira também foi utilizado nos interiores, enfatizando as áreas de acesso e o movimento vertical, além de seu uso nos pisos. Para o piso dos banheiros, cozinha e área de estar térrea, foi utilizado pedra natural, a mesma utilizada no exterior, obtendo uma continuidade do interior com o terraço externo e jardins. 

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir
Detalhe da Fachada
Detalhe da Fachada
© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A controvérsia pode ser inerente quando se atua em uma área urbana protegida: este projeto pretende enriquecer esta parte da cidade com um novo edifício que expressa esteticamente sua função residencial de maneira contemporânea, mas ao mesmo tempo estabelece um diálogo com as casas antigas vizinhas, com o espaço urbano criado no cruzamento das ruas, com os pátios adjacentes que se fundem com o jardim da nova casa.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Corina Dindareanu
Escritório
Cita: "Casa Racovita / Corina Dindareanu" [Racovita House / Corina Dindareanu] 31 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882301/casa-racovita-corina-dindareanu> ISSN 0719-8906