Depósito do Rei Martí / ARCHIKUBIK

Depósito do Rei Martí  / ARCHIKUBIK - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: ARCHIKUBIK; ARCHIKUBIK
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANTOLIN SERRANO, APLIDECOR, Cerrajería Ciutat Vella, Jab Encofrados, MEFISA, METCOR, PRODEGI, SANCASA, Santa & Cole
  • Chefe Do Projeto: Jerónimo Steinger
  • Direção Executiva Da Obra: Francesc Belart
  • Diretor De Projeto: Projects Facilities & Management; Joan Mitjans, Sara Bordas
  • Engenharia: Atres80
  • Estruturas: Eskubi Turró Arquitectes
  • Acústica: David Casadevall
  • Coordenador De Segurança E Saúde: E-SCENTIA; Jordi Cabrera, Teresa Cano
  • Promotor: Ajuntament de Barcelona; Districte de Sarrià-Sant Gervasi
  • Diretora De Licenças E Espaços Públicos: Pilar Boguña
  • Responsável Pelo Contrato: Jordi Fargas
  • Técnico De Suporte: Elisabet Boleda
  • BIMSA: Maite Gàmez
  • Empresas Construtoras: Arcadi Pla; Jose M. Varón, Marcos Muñoz, Antonio Santana, Albert Abad, Ferran Coll
  • Arquitetos Autores: Marc Chalamanch, Miquel Lacasta, Carmen Santana, Enllaç arquitectònic Arc-Roig
  • Gestão Da Obra: ARCHIKUBIK
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de ARCHIKUBIK

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os trabalhos no depósito e seu entorno consistiam em três atuações: a mais significativa, a reabilitação e o novo uso do depósito, como armazenagem de água anteriormente, e agora como espaço polivalente; uma segunda intervenção que era a criação de um corpo edificado e anexo ao depósito e que deveria ter as funções de núcleo de serviços, salas técnicas, instalações, escritório e saída de emergência do depósito; além da urbanização do aceso ao depósito e a previsão de acessibilidade para o restante do terreno.

© Adrià Goula
Axonométrica

Construtivamente, os trabalhos consistiam em dotar o depósito de um acesso que se materializou com a execução de uma parede de cerâmica de tijolos sólidos a base de uma viga in situ de concreto armado de 9m de longitude. O trabalho prévio consistiu na limpeza de toda parte superior da cobertura do depósito, formada por três espessuras de telha cerâmica. Uma vez descoberta, criou-se uma chapa de concreto armado de 8 cm de espessura com malha de aço corrugado para dotar de rigidez os 8 arcos, de largura sempre igual. Posteriormente, impermeabilizou-se todo o conjunto do depósito e diminuiu-se as paredes exteriores de tijolo cerâmico de 60 cm de espessura até o sistema de drenagem que perimetralmente percorre as águas. No interior do depósito, procedeu-se uma limpeza manual de todos os pilares, paredes e arcos abobadados interiores, mantendo as peculiaridades do entorno e o sistema construtivo utilizado. Dado que o depósito tinha certa inclinação para a evacuação, realizou-se um pavimento elevado como uma base de madeira tecnológica que permitiu, por um lado, garantir a ventilação desta parte inferior, sempre propensa a umidade e, por outro, fortaleceu o traçado e a distribuição das instalações. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula
Planta - subsolo
© Adrià Goula

O acesso ao depósito é feito por uma leve descida de três degraus e uma rampa para garantir a acessibilidade. A iluminação interior é a base de LED que, de maneira longitudinal, ilumina gradualmente os arcos, desde a base dos pilares, com luz direta vertical. Cabe destacar a utilização de um revestimento a base de peças de madeira de 10x20 cm colocadas dentro de uma malha de arame galvanizado que, dispostas em maior ou menor densidade, ajudam a absorver o som e conferem um acabamento singular de madeira natural a uma edificação construída com barro natural devidamente moldado em peças cerâmicas. As esquadrias exteriores são metálicas e limitam-se com os muros de acesso ao depósito que foram realizados com concreto armado em fôrmas de grandes dimensões e formato com acabamento de ripas verticais de madeira. 

© Adrià Goula
Cortes 01
© Adrià Goula

Esse acesso foi feito com base em um rebaixo importante do terreno existente e a criação de um sistema de rampas e terraços com um pavimentação constituída por peças de concreto de 20x20 cm e com a delimitação de peças de concreto armado feitas in situ. Cabe destacar o jogo das varandas, realizadas em aço inoxidável e que incorporam a luz de LED em toda sua largura. Uma coluna cilíndrica ilumina o âmbito de maneira formal e dispõe na sua parte posterior, já limítrofe com o terreno da fazenda da Torre de Bellesguard da reserva, para a instalação de um elevador para acessibilidade até a parte superior do terreno inclinado. 

Cortesía de ARCHIKUBIK
Detalhe 01
© Adrià Goula

O edifício de acesso é de planta trapezoidal e foi construído em concreto armado. Possui um telhado-jardim com aproximadamente 120 cm de terra, o que permitirá, no futuro, a plantação de uma certa arborização se for necessário. O pavimento interior é de concreto de cor negra, acabamento polido, em consonância com as paredes pintas em um tom escuro. Ele abriga uma sala de instalações exterior, equipada com painéis de absorção acústica de maneira que nem no interior do depósito, nem no seu exterior, seja possível escutar o ruído das máquinas para climatização. As instalações nesta edificação anexa são aparentes e os serviços dispõem de um acabamento especial na pintura das suas paredes. Tanto as esquadrias internas, quanto as externas, são metálicas com pintura esmalte mate de cor negra. Por último, criou-se um espaço somente acessível desde o exterior, inclusive com o mesmo acabamento exterior, para servir de bar/quiosque de serviço tanto para o equipamento cultural como para sala polivalente, ou até para o bairro. 

Corte
Cortesía de ARCHIKUBIK

Os trabalhos de recuperação e adequação foram realizados dentro de um edifício ausente em superfície e que, apesar de não ter nenhuma catalogação patrimonial em especial, mantem a calidez e a amabilidade, além de uma ordem construtiva de primeira categoria, clara, sincera e sóbria. 

Cortes 02
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Bellesguard, 14, 08022 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Depósito do Rei Martí / ARCHIKUBIK" [Depósito del Rei Martí / ARCHIKUBIK] 13 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882107/deposito-do-rei-marti-archikubik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.