Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture

Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Brunet Saunier Architecture; Brunet Saunier Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edouard Decam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ad Lucem Choc, RENSON, Schüco
  • Arquiteto Associado: AGC Concept Architectes
  • Engenharia Estrutural: RFR SAS
  • Engenharia De Serviços: CET INGENIERIE
  • Engenharia Verde: Eléments Ingénieries
  • Engenharia Acústica: Cap Horn Solutions
  • Economista De Obra: Mazet & Associes
  • Coordenação De Obra: IXANS
  • Cliente: Drome Amenagement Habitat
  • Paisagismo: OIKOS (Pierre-Édouard Larivière)
  • Equipe Brunet Saunier : Bertrand Renaudin (Lider de projeto), Charles Bazzaz, Jürgen Fallert, Florian Ligier, Daniel Otero, Pierre Parquet, Joana Skendi, David Tessier
  • Cidade: Alixan
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Edouard Decam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ecotox é um centro de pesquisa único na Europa. Projetado como um hotel de projetos, acolhe equipes internacionais para projetos de toxicologia ambiental e ecotoxicologia a longo prazo.

© Edouard Decam

Este dispositivo, inovador em seu desenho, é uma ferramenta hiper modular muito flexível em sua capacidade de adaptação, permitindo alojar projetos de pesquisa muito diferentes entre si, com restrições técnicas e funcionais muito divergentes.

© Edouard Decam

O princípio de um caráter urbano

Muito próximo à estação TGV de Valence, o Centro Ecotox é o primeiro edifício construído no ecoparque de Rovaltain. O objetivo do projeto é, portanto, oferecer uma identidade comum, tanto para a comunidade científica, quanto para o próprio local em Rovaltain.

© Edouard Decam

Para evitar a monumentalidade e as fachadas lineares desproporcionais para o local, o projeto se baseia em restrições muito variadas do programa para criar um jogo de volumes entre as diferentes plataformas. Os diversos edifícios assim reunidos formam uma paisagem de volumes, uma relação de massas que constrói a imagem do projeto e promove perspectivas dinâmicas.

Planta 01

Consistência da fachada

A composição da fachada na escala de um edifício segue um processo de sedimentação similar ao do maciço de Vercors. Cada edifício aplica o mesmo sistema que une um isolamento externo que garante alto desempenho térmico, um revestimento metálico colorido com tons que ecoam a paisagem circundante, e um sistema de painéis horizontais que protege o interior da radiação solar integrando todos os sistemas de ventilação, e que oferece uma grande flexibilidade em sua implementação. A distribuição irregular das lâminas horizontais responde às exigências e limitações específicas dos locais (escritórios, laboratórios, espaços técnicos, etc.) e oferece ao centro Ecotox uma interpretação visual única e enraizada em seu entorno.

© Edouard Decam
Conceito da Fachada
© Edouard Decam

Uma sequência de entrada

A única exceção na continuidade dos painéis, o tímpano da fachada de entrada, é uma parede cortina (sistema de envidraçamento estrutural), serigrafado e vinculado a um suporte de vigas em quatro pavimentos. Altamente exposta à radiação solar, essa fachada integra um dispositivo de saídas de ar zenitais para ventilar de forma natural a sala de conferências de 300 lugares.

© Edouard Decam

No lado do jardim, aberturas pantográficas permitem que o ar fresco entre vindo do jardim ao mesmo tempo que o ar quente saia pelo teto através das aberturas que se integram em uma fachada que simboliza a vitrine do centro Ecotox.

Corte

Como continuação do pátio de entrada, e sob as arquibancadas da sala de conferência, a entrada é um amplo espaço sem pontos de apoio intermediários, completamente aberto ao jardim interno.

© Edouard Decam

Lugar de troca e descanso, no cruzamento das plataformas científicas, este espaço aberto organiza o funcionamento interno e beneficia a todos os usuários do centro.

© Edouard Decam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:26300 Alixan, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture" [Ecotox Centre / Brunet Saunier Architecture] 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882105/centro-ecotox-brunet-saunier-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.