O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Diagnóstico
  4. França
  5. Brunet Saunier Architecture
  6. 2016
  7. Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture

Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture

Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture
Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture, © Edouard Decam
© Edouard Decam

© Edouard Decam © Edouard Decam © Edouard Decam © Edouard Decam + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    26300 Alixan, França
  • Paisagismo

    OIKOS (Pierre-Édouard Larivière)
  • Equipe Brunet Saunier

    Bertrand Renaudin (Lider de projeto), Charles Bazzaz, Jürgen Fallert, Florian Ligier, Daniel Otero, Pierre Parquet, Joana Skendi, David Tessier
  • Área

    22670.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Arquiteto Associado

    AGC Concept Architectes
  • Engenharia Estrutural

    RFR SAS
  • Engenharia de Serviços

    CET INGENIERIE
  • Engenharia Verde

    Eléments Ingénieries
  • Engenharia Acústica

    Cap Horn Solutions
  • Economista de Obra

    Mazet & Associes
  • Coordenação de Obra

    IXANS
  • Cliente

    Drome Amenagement Habitat
  • Mais informações Menos informações
© Edouard Decam
© Edouard Decam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ecotox é um centro de pesquisa único na Europa. Projetado como um hotel de projetos, acolhe equipes internacionais para projetos de toxicologia ambiental e ecotoxicologia a longo prazo.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

Este dispositivo, inovador em seu desenho, é uma ferramenta hiper modular muito flexível em sua capacidade de adaptação, permitindo alojar projetos de pesquisa muito diferentes entre si, com restrições técnicas e funcionais muito divergentes.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

O princípio de um caráter urbano

Muito próximo à estação TGV de Valence, o Centro Ecotox é o primeiro edifício construído no ecoparque de Rovaltain. O objetivo do projeto é, portanto, oferecer uma identidade comum, tanto para a comunidade científica, quanto para o próprio local em Rovaltain.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

Para evitar a monumentalidade e as fachadas lineares desproporcionais para o local, o projeto se baseia em restrições muito variadas do programa para criar um jogo de volumes entre as diferentes plataformas. Os diversos edifícios assim reunidos formam uma paisagem de volumes, uma relação de massas que constrói a imagem do projeto e promove perspectivas dinâmicas.

Planta 01
Planta 01

Consistência da fachada

A composição da fachada na escala de um edifício segue um processo de sedimentação similar ao do maciço de Vercors. Cada edifício aplica o mesmo sistema que une um isolamento externo que garante alto desempenho térmico, um revestimento metálico colorido com tons que ecoam a paisagem circundante, e um sistema de painéis horizontais que protege o interior da radiação solar integrando todos os sistemas de ventilação, e que oferece uma grande flexibilidade em sua implementação. A distribuição irregular das lâminas horizontais responde às exigências e limitações específicas dos locais (escritórios, laboratórios, espaços técnicos, etc.) e oferece ao centro Ecotox uma interpretação visual única e enraizada em seu entorno.

© Edouard Decam
© Edouard Decam
Conceito da Fachada
Conceito da Fachada
© Edouard Decam
© Edouard Decam

Uma sequência de entrada

A única exceção na continuidade dos painéis, o tímpano da fachada de entrada, é uma parede cortina (sistema de envidraçamento estrutural), serigrafado e vinculado a um suporte de vigas em quatro pavimentos. Altamente exposta à radiação solar, essa fachada integra um dispositivo de saídas de ar zenitais para ventilar de forma natural a sala de conferências de 300 lugares.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

No lado do jardim, aberturas pantográficas permitem que o ar fresco entre vindo do jardim ao mesmo tempo que o ar quente saia pelo teto através das aberturas que se integram em uma fachada que simboliza a vitrine do centro Ecotox.

Corte
Corte

Como continuação do pátio de entrada, e sob as arquibancadas da sala de conferência, a entrada é um amplo espaço sem pontos de apoio intermediários, completamente aberto ao jardim interno.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

Lugar de troca e descanso, no cruzamento das plataformas científicas, este espaço aberto organiza o funcionamento interno e beneficia a todos os usuários do centro.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro Ecotox / Brunet Saunier Architecture" [Ecotox Centre / Brunet Saunier Architecture] 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882105/centro-ecotox-brunet-saunier-architecture> ISSN 0719-8906