A simetria brinca com o olhar

Ricardo Soares apresenta sua obra “A simetria brinca com o olhar”, uma coleção de belíssimos cartemas que intriga, provoca e diverte a quem se permite transitar entre eles. São imagens de um Brasil, criadas com o objetivo de instigar o imaginário do público. Cartema é a chave que abre a fotografia para o campo do abstracionismo.

O projeto teve como inspiração inicial os cartemas de Aloísio Magalhães, o renomado artista e designer pernambucano, autor de logotipos famosos (Petrobras, Bienal de São Paulo, Light, Itaipu e Banco Central), criador do moderno padrão monetário brasileiro dos anos de 1970 e um intelectual atuante na política cultural do país.

Cartema é uma forma de composição visual, uma montagem feita a partir de uma mesma imagem, ou de partes dela. É a busca de um ritmo, por meio da repetição, que resulta em uma nova imagem.

O projeto reúne uma exposição com 24 obras e o lançamento de 6 livros que revelam um outro olhar sobre o Brasil (uma homenagem à primeira exposição de Aloísio Magalhães, realizada em 1972, no MAM/RJ, intitulada “Série Brasileira”). Ao todo o projeto atual reúne mais de 600 composições. Os seis livros estão divididos por temas: Paisagem Imaginária, Flora Imaginária, Fauna Imaginária, Cidade Imaginária, Arquitetura Imaginária e Cultura Imaginária.
Ricardo Soares é designer e editor. Trabalhou na Embrafilme e na Cinemateca Brasileira, fundou a Figurativa Editorial e a SG-Amarante Editorial e hoje dedica-se à edição e produção de livros, principalmente para a área educacional.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "A simetria brinca com o olhar" 20 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882083/a-simetria-brinca-com-o-olhar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.