Ricardo Soares apresenta sua obra “A simetria brinca com o olhar”, uma coleção de belíssimos cartemas que intriga, provoca e diverte a quem se permite transitar entre eles. São imagens de um Brasil, criadas com o objetivo de instigar o imaginário do público. Cartema é a chave que abre a fotografia para o campo do abstracionismo.
O projeto teve como inspiração inicial os cartemas de Aloísio Magalhães, o renomado artista e designer pernambucano, autor de logotipos famosos (Petrobras, Bienal de São Paulo, Light, Itaipu e Banco Central), criador do moderno padrão monetário brasileiro dos anos de 1970 e um intelectual atuante na política cultural do país.
Cartema é uma forma de composição visual, uma montagem feita a partir de uma mesma imagem, ou de partes dela. É a busca de um ritmo, por meio da repetição, que resulta em uma nova imagem.
O projeto reúne uma exposição com 24 obras e o lançamento de 6 livros que revelam um outro olhar sobre o Brasil (uma homenagem à primeira exposição de Aloísio Magalhães, realizada em 1972, no MAM/RJ, intitulada “Série Brasileira”). Ao todo o projeto atual reúne mais de 600 composições. Os seis livros estão divididos por temas: Paisagem Imaginária, Flora Imaginária, Fauna Imaginária, Cidade Imaginária, Arquitetura Imaginária e Cultura Imaginária.
Ricardo Soares é designer e editor. Trabalhou na Embrafilme e na Cinemateca Brasileira, fundou a Figurativa Editorial e a SG-Amarante Editorial e hoje dedica-se à edição e produção de livros, principalmente para a área educacional.
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
A simetria brinca com o olharTipo
ExposiçãoWebsite
Organizadores
De
30 de Outubro de 2017 07:00 PMAté
31 de Outubro de 2017 11:00 AMOnde
Instituto Tomie Ohtake, Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo, SPEndereço