Dandélio School / ORANGEarquitectura

Dandélio School  / ORANGEarquitectura - Cerca, Fachada, JanelaDandélio School  / ORANGEarquitectura - FachadaDandélio School  / ORANGEarquitectura - Janela, Corrimão, VigaDandélio School  / ORANGEarquitectura - CadeiraDandélio School  / ORANGEarquitectura - Mais Imagens+ 58

Coimbra, Portugal
  • Arquitetos: ORANGEarquitectura; ORANGEarquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  894
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forbo Flooring Systems, GLASSCRETE, Navarra
Dandélio School  / ORANGEarquitectura - Cadeira
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Dandélio resultado de uma iniciativa da APPACDM, disponibiliza à comunidade local um novo espaço dedicado ao desenvolvimento infantil, que se pretende pedagogicamente diferenciado, acolhendo uma creche e um jardim-de-infância.

Dandélio School  / ORANGEarquitectura - Janela, Fachada
© do mal o menos

O edifício está construído em terreno urbano, numa encosta da cidade de Coimbra e o seu desenho procura compatibilizar a resposta ao programa funcional com o respeito pela morfologia envolvente, embora sugerindo novas regras arquitetônicas. As restrições orçamentais foram também determinantes, resultando numa estrutura modular que se reflete na própria fachada. A acessibilidade universal é especialmente importante neste âmbito e, nesse sentido, eliminaram-se quaisquer barreiras físicas que constituíssem obstáculos à livre circulação de todas as crianças, garantindo que, apesar do projeto se desenvolver em dois pisos, se reservavam ao piso inferior áreas de serviço como balneários do pessoal, lavandaria, área de serviços e garagem coberta libertando-se o piso térreo para reunir as principais áreas funcionais do programa.

Planta - 2o Pavimento

A organização cruciforme da planta permite que o átrio comunique diretamente com as áreas comuns – salas de professores, administração e instalações sanitárias acessíveis – bem como com a creche e jardim-de-infância. A Creche, destinada a crianças até aos três anos de idade, inclui um berçário, copa de leite, zona de higienização, sala-parque e duas salas de atividades. À exceção dos sanitários dedicados, todos os espaços comunicam entre si e permitem a observação e controlo permanente. Por sua vez, o jardim-de-infância reúne duas salas de atividades, instalações sanitárias, sala de refeições e sala polivalente, sendo que estas duas últimas são espaços partilhados que, através de divisórias amovíveis, permitem a sua utilização autónoma ou em conjunto, beneficiando ainda de uma relação direta com o espaço de recreio coberto.

Corte

No interior, o pavimento vinifico azul e a cor natural dos elementos de carpintaria destacam-se dos restantes materiais cuja predominância do branco pretende criar uma plataforma neutra interativa apropriável pelas crianças. O recreio exterior apresenta-se vedado pela arquitetura do edifício e pelos muros que delimitam o lote. Tem exposição solar privilegiada, acesso direto a partir das salas de atividades e, através de uma rampa, dará acesso a um segundo espaço de recreio, a localizar à cota baixa do logradouro, que incluirá as hortas pedagógicas que complementam as atividades lúdicas no exterior.

Dandélio School  / ORANGEarquitectura - Janela, Fachada
© do mal o menos

A Criança está no centro de todas as decisões relativas a este processo, e esse cuidado manifesta-se quer na atribuição da melhor exposição solar, ventilação natural e contato com o exterior às salas destinadas à estadia das crianças, quer em momentos arquitetônicos singulares, como a dupla escala dos vãos exteriores, que resulta na imagem de marca deste empreendimento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santo António dos Olivais, 3030 Coimbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Dandélio School / ORANGEarquitectura" 26 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882045/dandelio-school-orangearquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.