Abastecimento de Água Pontevedra / Padilla Nicás Arquitectos

Abastecimento de Água Pontevedra / Padilla Nicás Arquitectos - Mais Imagens+ 6

Pontevedra, Espanha
  • Arquiteto Colaborador: Alfonso López
  • Diretor De Obra: César Prieto García
  • Construtora: UTE Vías y Construcciones S.A. - Técnicas de Desalinización de Aguas, S.A.
  • Promotor: ACUAES + Comunidad de Galicia
  • Arquitetos Autores: Francisco José Padilla, Juan Manuel Nicás Caballero
  • Cidade: Pontevedra
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Monteporreiro é uma área natural junto ao rio Lérez, a poucos quilômetros da cidade de Pontevedra. Nesse lugar existe uma estação de captação e bombeamento da água do rio para o abastecimento urbano. Com o aumento da população que deverá ser abastecida se faz necessária a ampliação da capacidade da estação, mantendo sua posição junto ao rio. 

Corte

O aumento da capacidade é feito por meio de novas bombas cuja altura, tanto em uso (nível baixo) como em manutenção (nível alto) deve ser coberta pela nova edificação, o que determina a altura mínima da mesma. Esse é o primeiro condicionante do projeto, o segundo é a necessidade de garantir uma superfície mínima de ventilação no interior para assegurar a salubridade dos trabalhos que são desenvolvidos ali. O terceiro, por sua vez, é que a construção seja feita com peças pré-fabricadas de concreto de até 120 cm de altura. 

© Mariela Apollonio

O projeto apresenta uma solução simples porém contundente aos três condicionantes: os pré-fabricados alcançam a altura mínima necessária para o funcionamento e manutenção das bombas e se separam gradualmente entre si até conseguir a superfície de ventilação necessária assim como a "gravidade" do volume final. Duas chapas, utilizadas como portões, completam as necessidades do programa, formalizando-se assim como um elemento abstrato de grande tamanho que se relaciona com a leve ponte metálica na proximidade; únicos elementos construídos no frondoso e espesso entorno vegetal nas margens do rio. 

© Mariela Apollonio
Diagrama de montagem
© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abastecimento de Água Pontevedra / Padilla Nicás Arquitectos" [Pontevedra Water Supply / Padilla Nicás Arquitectos] 29 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882004/abastecimento-de-agua-pontevedra-padilla-nicas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.