Residência Murray Music / Rodrigo Carazo

Residência Murray Music / Rodrigo Carazo - Mais Imagens+ 27

Heredia, Costa Rica
  • Arquitetos: Rodrigo Carazo; Rodrigo Carazo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  395
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluvitec, GREEN ENERGY, INDUSTRIAS CONSTRUTEC, LUMIDECO, MARE DESIGN CENTER
© Roberto D’Ambrosio

VIVER ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Habitar uma casa é usar cada um dos seus espaços, não somente em relação à sua função específica, ou seja, uma cozinha não será feita somente para cozinhar, um dormitório não será unicamente utilizado para dormir, um corredor não será um percurso linear. Experimentar uma casa como Murray Music inclui a exploração, conferindo outro significado e outro uso aos espaços que normalmente possuem funções específicas.  

© Roberto D’Ambrosio

A Residência Murray Music é planejada para uma família de 5 pessoas, mãe, pai e três filhos, que retroalimentam constantemente o processo de desenho, sendo isso, a chave para a definição de cada espaço e cada canto da moradia. 

© Roberto D’Ambrosio

Aproveitar as características do terreno como a topografia, arborização e orientação permitiu adaptar-se a inclinação pronunciada do terreno para desenhar o percurso e segmentar a casa em dois níveis. O nível inferior conta com a qualidade de estar imerso no terreno e dentro de uma área arborizada que propicia a privacidade, criando um beiral de silêncio enquanto a terra e a grama dão o conforto climático possibilitando ambientes frescos durante o dia e quentes durante a noite. As árvores cobrem boa parte das fachadas, geram sombras, projeções de luz que passam através dos galhos e pintam o panorama com seus troncos, raízes e folhas fazendo deste espaço, localizado na profundidade do terreno, o lugar ideal para os dormitórios. 

© Roberto D’Ambrosio
Planta - Térreo
© Roberto D’Ambrosio

O nível superior, localizado na parte mais alta do terreno, conta com ampla vista ao sudoeste do vale central, onde as árvores não cobrem suas fachadas. Elas estão espaçadas para permitir a entrada da maior quantidade de luz natural possível nas áreas sociais, desta forma, os terraços, muros e espaços abertos se tornam telas diante da incidência do sol. As coberturas se expandem com o objetivo de criar a transição entre os espaços internos e externos, contendo as diversas atividades do núcleo social e sua extensão ao exterior. 

Corte E-E'

A volumetria da casa assume um papel fundamental para o entendimento e coerência dos diferentes programas envolvidos no projeto, através da escala, subtração e adição que concedem as múltiplas formas. As aberturas permitem a iluminação natural e ventilação através de cada um dos espaços. A área da cozinha se estende como elemento integrador da moradia com a área social, que permite a participação de todos os habitantes nas atividades domésticas, hierarquizando este espaço por meio da altura, iluminação zenital e as vistas da paisagem. 

© Roberto D’Ambrosio

Os elementos naturais do terreno se tornam cúmplices do desenho, a casa Murray Music é vivida através da experimentação, que foi o conceito da residência, permitindo despertar as emoções através da vivência dos espaços e todos os detalhes desenhados pelos futuros habitantes fomentando a apropriação e a caracterização de cada lugar. 

© Roberto D’Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Murray Music / Rodrigo Carazo" [Murray Music House / Rodrigo Carazo] 02 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881909/residencia-murray-music-rodrigo-carazo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.