O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Costa Rica
  5. Rodrigo Carazo
  6. 2016
  7. Residência Murray Music / Rodrigo Carazo

Residência Murray Music / Rodrigo Carazo

  • 21:00 - 2 Novembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Murray Music / Rodrigo Carazo
Residência Murray Music / Rodrigo Carazo, © Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

© Roberto D’Ambrosio © Roberto D’Ambrosio © Roberto D’Ambrosio © Roberto D’Ambrosio + 32

© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

VIVER ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Habitar uma casa é usar cada um dos seus espaços, não somente em relação à sua função específica, ou seja, uma cozinha não será feita somente para cozinhar, um dormitório não será unicamente utilizado para dormir, um corredor não será um percurso linear. Experimentar uma casa como Murray Music inclui a exploração, conferindo outro significado e outro uso aos espaços que normalmente possuem funções específicas.  

© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

A Residência Murray Music é planejada para uma família de 5 pessoas, mãe, pai e três filhos, que retroalimentam constantemente o processo de desenho, sendo isso, a chave para a definição de cada espaço e cada canto da moradia. 

© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

Aproveitar as características do terreno como a topografia, arborização e orientação permitiu adaptar-se a inclinação pronunciada do terreno para desenhar o percurso e segmentar a casa em dois níveis. O nível inferior conta com a qualidade de estar imerso no terreno e dentro de uma área arborizada que propicia a privacidade, criando um beiral de silêncio enquanto a terra e a grama dão o conforto climático possibilitando ambientes frescos durante o dia e quentes durante a noite. As árvores cobrem boa parte das fachadas, geram sombras, projeções de luz que passam através dos galhos e pintam o panorama com seus troncos, raízes e folhas fazendo deste espaço, localizado na profundidade do terreno, o lugar ideal para os dormitórios. 

© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

O nível superior, localizado na parte mais alta do terreno, conta com ampla vista ao sudoeste do vale central, onde as árvores não cobrem suas fachadas. Elas estão espaçadas para permitir a entrada da maior quantidade de luz natural possível nas áreas sociais, desta forma, os terraços, muros e espaços abertos se tornam telas diante da incidência do sol. As coberturas se expandem com o objetivo de criar a transição entre os espaços internos e externos, contendo as diversas atividades do núcleo social e sua extensão ao exterior. 

Corte E-E'
Corte E-E'

A volumetria da casa assume um papel fundamental para o entendimento e coerência dos diferentes programas envolvidos no projeto, através da escala, subtração e adição que concedem as múltiplas formas. As aberturas permitem a iluminação natural e ventilação através de cada um dos espaços. A área da cozinha se estende como elemento integrador da moradia com a área social, que permite a participação de todos os habitantes nas atividades domésticas, hierarquizando este espaço por meio da altura, iluminação zenital e as vistas da paisagem. 

© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

Os elementos naturais do terreno se tornam cúmplices do desenho, a casa Murray Music é vivida através da experimentação, que foi o conceito da residência, permitindo despertar as emoções através da vivência dos espaços e todos os detalhes desenhados pelos futuros habitantes fomentando a apropriação e a caracterização de cada lugar. 

© Roberto D’Ambrosio
© Roberto D’Ambrosio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Rodrigo Carazo
Escritório
Cita: "Residência Murray Music / Rodrigo Carazo" [Murray Music House / Rodrigo Carazo] 02 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881909/residencia-murray-music-rodrigo-carazo> ISSN 0719-8906