Confeitaria Tetê / caracho arquitetos

Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - JanelaConfeitaria Tetê / caracho arquitetos - Imagem 3 de 21Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Imagem 4 de 21Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - FachadaConfeitaria Tetê / caracho arquitetos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: caracho arquitetos; caracho arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Ducatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Conspem, Portaco, Serralheria Colonial
Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Fachada
© Bruno Ducatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado em um lote de esquina, o projeto para esta confeitaria busca romper com os padrões de ocupação do solo da região, através de um grande recuo proposto na face de maior dimensão do edifício, onde se organizam o estacionamento e um espaço de estar que se projeta a partir da área de exposição e vendas da confeitaria. Além de ampliar a visibilidade da fachada, tal solução destaca o edifício das construções envoltórias.

Planta - Térreo
Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Janela
© Bruno Ducatti

Em termos formais, buscou-se uma volumetria simples e pura, o que é abordado em suas quatro fachadas. Tais aspectos são desenvolvidos a partir de uma relação de dualidade entre os dois principais setores programáticos: produção e exposição. Essa relação se reflete tanto nas propriedades sensoriais dos materiais quanto nas características geométricas do edifício: enquanto o volume da produção é mais introspectivo, conformado em uma massa opaca, de dimensões verticais e fechamento em superfície áspera – fulget – e cromaticamente fria, o outro volume, da exposição, é um bloco térreo, de faces lisas, conformado em uma caixa transparente, com interior iluminado e em cor mais quente – madeira –, que se projeta para fora através de uma grande varanda urbana.

Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Imagem 3 de 21
© Bruno Ducatti

Com um programa mais extenso, a área de produção é organizada em três pavimentos em acordo com os distintos processos que envolvem seu uso diário. No segundo pavimento, está o setor de serviços e armazenamento, com vestiários e copa para os funcionários, depósitos para materiais de limpeza e para estocagem de insumos. Logo abaixo, no primeiro pavimento, foi alocada a área “quente”, ou seja, os equipamentos da parte pesada de produção de doces e salgados, além das câmaras refrigeradas. Já o térreo se destina aos procedimentos de finalização, com um pequeno depósito e escritório, este lindeiro ao setor de exposição.

Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga
© Bruno Ducatti

Além disso, o controle da insolação, bem como o aproveitamento de luz natural, são aspectos muito presentes no edifício. Um domus sobre a projeção das escadas funciona como poço de luz zenital, ao passo que um pano de vidro no fechamento da área de produção proporciona iluminação natural aos pavimentos superiores. Na lateral do edifício, voltada para noroeste, um grande brise em madeira protege as aberturas da insolação direta nos fins de tarde.

Corte
Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Imagem 4 de 21
© Bruno Ducatti

A pequena área de exposição apresenta um tratamento bastante detalhado, onde os confeitos são dispostos em caixas de vidro – vitrines – suspensas. A espacialidade da loja é delimitada por uma pele de madeira que envolve todas as suas superfícies – paredes, piso e teto. As características táteis do material são exploradas também pela comunicação visual, que é esculpida na própria madeira.

Confeitaria Tetê / caracho arquitetos - Janela
© Bruno Ducatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bauru, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Confeitaria Tetê / caracho arquitetos" 25 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881866/confeitaria-tete-caracho-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.