Residência Acassuso / VDV ARQ

Residência Acassuso / VDV ARQ - Mais Imagens+ 23

Acassuso, Argentina
  • Arquitetos: VDV ARQ; VDV ARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Engenheiro Estrutural: Daniel Gordano
  • Construtora: FADER S.A.
  • Arquiteto Responsável: Víctor Delia Vecchia
  • Cidade: Acassuso
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada sobre um lote em esquina de forma irregular, com 297 m2 de superfície, localizado em um bairro residencial de baixa densidade em Acassuso, San Isidro, no corredor norte da Grande Buenos Aires.

© Federico Cairoli

Com uma piscina existente que deveria ser respeitada, a residência é apoiada sobre o lado mais extenso do terreno, liberando a esquina que se abre às melhores orientações. 

© Federico Cairoli

Devido aos requerimentos do programa realizou-se um nível no subsolo para abrigar os serviços e uma sala de música. 

O térreo abriga o programa coletivo, incluindo a sala de estar, de jantar e a cozinha, todas integradas, além dos serviços públicos. 

© Federico Cairoli
Planta
© Federico Cairoli

Um volume superior no balanço cria dois grandes espaços semi-cobertos: a galeria, vinculada com a área social da residência; e um espaço de garagem, o qual pode ser acessado desde a rua Fernandez Espiro de forma independente. Ao mesmo tempo, esse volume no nível superior, abriga dois dormitórios, uma suíte e um estúdio.

© Federico Cairoli

A pele que protege a fachada principal, orientada ao norte, está conformada por um sistema de persianas de madeira móvel que, quando estão fechadas, filtram a luz que entra nos ambientes interiores, outorgando sombra e privacidade para as habitações.

© Federico Cairoli

Cada uma das peças deste brise funciona como um sistema de portas dobráveis, capaz de serem mantidas abertas individualmente segundo as necessidades dos usuários. 

© Federico Cairoli

A fim de reduzir ao mínimo a necessidade de manutenção e o processo construtivo, a materialidade escolhida foi a do concreto aparente. Para a realização das fôrmas recorremos ao uso de tábuas de madeira de pinos de 2”x 4 criando assim a textura que caracteriza as superfícies. 

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Acassuso / VDV ARQ" [Casa Acassuso / VDV ARQ] 31 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881827/residencia-acassuso-vdv-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.