The Caveman / Tiago do Vale Arquitectos

The Caveman / Tiago do Vale Arquitectos - Mais Imagens+ 37

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  62
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MOBILIÁRIO RETRO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tendo como ponto de partida uma sapataria construída no final dos anos 90, esta nova loja -que serve um mercado-alvo muito específico (e exigente) com uma gama alargada de produtos- implicou um desenho capaz de resultar numa grande flexibilidade na apresentação, gerar um espaço com uma imagem forte, reconhecível e reproduzível, e fazendo-o com custos muito controlados.

© João Morgado
© João Morgado

Demoliram-se os tetos falsos pré-existentes em gesso cartonado, removeu-se o papel de parede e, levantando o degradado pavimento flutuante, revelou-se um piso de concreto afagado em ótimo estado. Uma coluna em concreto aparente escondia-se detrás de quatro espelhos de piso a teto.

Floor Plan

Reverter o espaço ao seu estado mais elementar expôs as suas características mais fortes: um redescoberto pé-direito e uma transparência notável para a rua.

© João Morgado

Para que se atingissem os seus objetivos, a aproximação ao projeto foi pragmática, baseada num gesto simples capaz de organizar o espaço na sua totalidade e recorrendo a soluções económicas e eficientes, dispensando acabamentos ou manutenção dispendiosos.

Diagrama 02

O desenho resultante constitui um tributo ao valor dos materiais tal como eles são: à sua franqueza, à sua imagem natural e às suas qualidades intrínsecas.

© João Morgado
© João Morgado

As paredes periféricas, infraestruturas expostas e tetos foram pintados em preto, remetendo a sua presença para um segundo plano.

© João Morgado

Uma grande superfície em forma de “U” acolhe os visitantes, servindo como expositor para os produtos e, através da sua desconstrução, desenhando o balcão da loja.

As placas de aglomerado de madeira e cimento são perfuradas num padrão que permite que a área de exposição de produtos seja infinitamente reconfigurada por pinos de madeira -servindo tanto como prateleiras como cabides. Os cortes feitos às placas são mínimos e foram planeados para eliminar desperdícios.

Diagrama 03

Estas placas são suportadas por uma estrutura de aço galvanizado que reforça a forma em “U”, retirando ênfase ao perímetro irregular da loja que emerge detrás.

A geometria deste plano relaciona-se com as paredes periféricas de forma a permitir desenhar um vestiário, arrumos e espaços de trabalho nos espaços sobrantes entre plano e paredes.

© João Morgado

Os quatro expositores suspensos, pendurados por cabos de aço ao longo de uma das frentes de vidro da loja, são construídos com os mesmos perfis de aço galvanizado e placas de aglomerado de madeira e cimento utilizados antes.

© João Morgado

Toda a loja se compõe de quatro materiais no seu estado puro: o concreto pré-existente, as placas de aglomerado de madeira e cimento, aço galvanizado e madeira.

Com um desenho de grande simplicidade produziu-se um espaço de grande riqueza e complexidade. Embora cada parte possa parecer austera quando encarada individualmente, o seu conjunto resulta num lugar extremamente convidativo, acolhedor e acabado, definido pelas qualidades generosas dos materiais expostos, pelos detalhes cuidadosamente construídos, pela sua magnífica transparência e por uma iluminação extremamente criteriosa.

© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4990 Ponte de Lima, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Caveman / Tiago do Vale Arquitectos" [The Caveman / Tiago do Vale Arquitectos] 21 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881732/the-caveman-tiago-do-vale-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.