Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 2 de 44Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 3 de 44Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 4 de 44Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 5 de 44Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Mais Imagens+ 39

Rimini, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1080
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ezio Manciucca
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Agape, FACE, FritsJurgens, MANOLOBAGNI, ONDA BLU PISCINE, PLH, Riva 1920, Viabizzuno
  • Arquitetos Responsáveis: arq. Alice Gardini, arq. Nicola Gibertini
  • Colaboradores: arq. Andrea Bit, arq. Carlotta Micheli
  • Paisagismo: GGA gardini gibertini architects
  • Iluminação: RossiBianchi Lighting Design
  • Construtora Principal: BBF Constructions
  • Estrutura: eng. Lorenzo Silvagni
  • MEP: Silvagni & Zaccagni, eng. Alessandro Gazzoni, IET, Termoidraulica Regini
  • Cidade: Rimini
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 6 de 44
© Ezio Manciucca

'Residência AP' é testemunha do renascimento de uma antiga aldeia rural situada no cume de uma das colinas mais altas de Urbino, muito apreciada por sua paisagem e o meio ambiente. O novo sistema de edifícios se assenta sobre restos antigos de colunas medievais. Vinculadas entre si no subsolo, as estruturas descansam sobre uma plataforma de concreto vermelho (38 x 20m) que domina a paisagem circundante. O núcleo das moradias, que forma uma só unidade, restaura o papel central deste terreno na paisagem, restabelecendo um diálogo direto e empático entre os novos edifícios e a estratificação histórica. As estruturas em pedra, livres de quebras como canaletas ou drenos e suas proporções medidas, são oferecidas à paisagem como artefatos puros, discretos e silenciosos, recuperando sua identidade e afinidade com a matriz cultural rural do lugar. 

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 7 de 44
© Ezio Manciucca
Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 39 de 44
Situação
Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 10 de 44
© Ezio Manciucca

Se o projeto, com suas composições arquitetônicas e rigorosas, interpreta fielmente os temas formais típicos desta região italiana (Marche), no seu interior, no tratamento dos materiais, no desenho da planta e seu mobiliário, pretende-se reivindicar sua notável contemporaneidade. 

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 9 de 44
© Ezio Manciucca

A estrutura de concreto armado do perímetro interior cria um espaço para que a luz natural entre e libere o volume de qualquer outro elemento que suporte a carga. O programa funcional completo é organizado em três níveis. Para evitar o estacionamento de automóveis e a vista de qualquer meio de transporte no nível do jardim, a entrada principal encontra-se na grande garagem do subsolo. No nível inferior, além das áreas técnicas, estão todas as instalações entre o edifício principal e seu anexo, e um ginásio com um SPA adjacente. Desde o subsolo, a escada conduz diretamente ao coração do edifício principal, onde a vista se abre sobre a impressionante paisagem montanhosa e a área da piscina. O térreo, totalmente projetado para o exterior, não possui uma solução de continuidade com jardim - este é a sala de estar, de jantar, cozinha e estúdio privado. 

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 29 de 44
© Ezio Manciucca

No primeiro pavimento, disposto em torno de uma grande balaustrada, está o apartamento principal e duas habitações duplas com seu próprio banheiro. O desenho dos móveis, criado totalmente pelos arquitetos GGA, de madeira natural de nogal, qualifica e cria a ordem em cada habitação ocultando as áreas de serviço e os componentes tecnológicos. O anexo, com sua estrutura de madeira, remete ao celeiro que é frequentemente presença constante nesta paisagem. Uma terceira edificação está situada em uma pequena colina artificial. No subsolo há um depósito para o equipamento de jardinaria e uma churrasqueira no térreo. Essa parte do jardim, com sua geometria desalinhada feita de aço cortén e grama, rompe com a severidade de toda composição ao ar livre. 

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 4 de 44
© Ezio Manciucca

O fornecimento de energia, que é somente elétrico, está garantido por um amplo sistema fotovoltaico escondido nos terrenos da propriedade e situado a uma distância das edificações.

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects - Imagem 5 de 44
© Ezio Manciucca

Originalmente publicado em Novembro 04, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects" [AP House Urbino / GGA gardini gibertini architects] 29 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881716/residencia-ap-urbino-gga-gardini-gibertini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.