O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Itália
  5. GGA gardini gibertini architects
  6. 2017
  7. Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects

Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects

  • 12:00 - 4 Novembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects
Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects, © Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca

© Ezio Manciucca © Ezio Manciucca © Ezio Manciucca © Ezio Manciucca + 44

  • Colaboradores

    arq. Andrea Bit, arq. Carlotta Micheli
  • Paisagismo

    GGA gardini gibertini architects
  • Iluminação

    RossiBianchi Lighting Design
  • Construtora Principal

    BBF Constructions
  • Estrutura

    eng. Lorenzo Silvagni
  • MEP

    Silvagni & Zaccagni, eng. Alessandro Gazzoni, IET, Termoidraulica Regini
  • Mais informações Menos informações
© Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca
Localização
Localização

'Residência AP' é testemunha do renascimento de uma antiga aldeia rural situada no cume de uma das colinas mais altas de Urbino, muito apreciada por sua paisagem e o meio ambiente. O novo sistema de edifícios se assenta sobre restos antigos de colunas medievais. Vinculadas entre si no subsolo, as estruturas descansam sobre uma plataforma de concreto vermelho (38 x 20m) que domina a paisagem circundante. O núcleo das moradias, que forma uma só unidade, restaura o papel central deste terreno na paisagem, restabelecendo um diálogo direto e empático entre os novos edifícios e a estratificação histórica. As estruturas em pedra, livres de quebras como canaletas ou drenos e suas proporções medidas, são oferecidas à paisagem como artefatos puros, discretos e silenciosos, recuperando sua identidade e afinidade com a matriz cultural rural do lugar. 

© Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca
Situação
Situação

Se o projeto, com suas composições arquitetônicas e rigorosas, interpreta fielmente os temas formais típicos desta região italiana (Marche), no seu interior, no tratamento dos materiais, no desenho da planta e seu mobiliário, pretende-se reivindicar sua notável contemporaneidade. 

© Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca

A estrutura de concreto armado do perímetro interior cria um espaço para que a luz natural entre e libere o volume de qualquer outro elemento que suporte a carga. O programa funcional completo é organizado em três níveis. Para evitar o estacionamento de automóveis e a vista de qualquer meio de transporte no nível do jardim, a entrada principal encontra-se na grande garagem do subsolo. No nível inferior, além das áreas técnicas, estão todas as instalações entre o edifício principal e seu anexo, e um ginásio com um SPA adjacente. Desde o subsolo, a escada conduz diretamente ao coração do edifício principal, onde a vista se abre sobre a impressionante paisagem montanhosa e a área da piscina. O térreo, totalmente projetado para o exterior, não possui uma solução de continuidade com jardim - este é a sala de estar, de jantar, cozinha e estúdio privado. 

© Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca

No primeiro pavimento, disposto em torno de uma grande balaustrada, está o apartamento principal e duas habitações duplas com seu próprio banheiro. O desenho dos móveis, criado totalmente pelos arquitetos GGA, de madeira natural de nogal, qualifica e cria a ordem em cada habitação ocultando as áreas de serviço e os componentes tecnológicos. O anexo, com sua estrutura de madeira, remete ao celeiro que é frequentemente presença constante nesta paisagem. Uma terceira edificação está situada em uma pequena colina artificial. No subsolo há um depósito para o equipamento de jardinaria e uma churrasqueira no térreo. Essa parte do jardim, com sua geometria desalinhada feita de aço cortén e grama, rompe com a severidade de toda composição ao ar livre. 

© Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca

O fornecimento de energia, que é somente elétrico, está garantido por um amplo sistema fotovoltaico escondido nos terrenos da propriedade e situado a uma distância das edificações.

© Ezio Manciucca
© Ezio Manciucca
Corte/Fachada
Corte/Fachada
Cita: "Residência AP Urbino / GGA gardini gibertini architects" [AP House Urbino / GGA gardini gibertini architects] 04 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881716/residencia-ap-urbino-gga-gardini-gibertini-architects> ISSN 0719-8906