Casa Cr / Gonçalo Duarte Pacheco

Casa Cr / Gonçalo Duarte Pacheco - Mais Imagens+ 16

Caldas da Rainha, Portugal
  • Structural Engineering: Mário Pacheco
  • Water And Sanitation: Mário Pacheco
  • Equipe: Luis Câmara Pestana
  • Cidade: Caldas da Rainha
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe a renovação de uma habitação construída no ano de 1937. Localizada no interior do perímetro urbano de Caldas da Rainha, a sua origem surge associada à gênese de todo o aglomerado urbano que surgiu no inicio do século XX a poente da linha de caminho de ferro que atravessa a cidade.

A habitação surge como um palimpsesto, onde durante quase um século se definiram várias intervenções, identificáveis e que levaram nos últimos anos a um avançado estado de degradação.

Planta - Térreo
Planta - 1o Pavimento

O pátio interior foi sendo ocupado ao longo dos anos, tendo tido vários usos que serviram algumas necessidades pontuais.

Axonométrica

O projeto redefine o pátio como lugar central da casa, definindo um jardim, uma vez que, através dos muros altos que o ladeiam e o definem, oferece à habitação um espaço exterior intimo, com uma relação muito próxima com o interior da mesma. Esta sensação de proximidade faz com que a sala se projete directamente para o pátio, criando uma noção de espacialidade maior. No interior, na parte mais escura da habitação, definiu-se  um núcleo central infra-estrutural, libertando o resto do programa para as diferentes partes tanto no piso 0 como no piso 1

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cr / Gonçalo Duarte Pacheco" [House Cr / Gonçalo Duarte Pacheco] 17 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881697/casa-cr-goncalo-duarte-pacheco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.