O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Residencial
  4. México
  5. JRA Arquitectos
  6. 2016
  7. Residencial Álika / JRA Arquitectos

Residencial Álika / JRA Arquitectos

Residencial Álika / JRA Arquitectos
Residencial Álika / JRA Arquitectos, © Santiamén
© Santiamén

© Santiamén © Santiamén © Santiamén © Santiamén + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Veracruz, México
  • Arquiteto Responsável

    Javier Ruiz Anitua
  • Construção

    INTRA Desarrollos;
  • Projeto Estrutural

    Eng. Alan Alonso Rivers.
  • Área

    482400.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Santiamén
© Santiamén

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Residencial Álika encontra-se em uma propriedade de forma irregular com uma superfície total de 48.24 hectares, localizada na área norte da cidade de Veracruz. Ele se divide em cinco partes, cada uma delas em uma super-quadra com um circuito veicular interno com controle de acesso.

A primeira parte, a qual é acessada pela rua e através da divisa adjacente, conta com casas de guarda com acesso controlado. Na mesma parte está o showroom e o escritório de vendas, que oferece como produto a inovação de seu projeto e suas paredes verdes, cumprindo com sua função de ser um marco urbano ao transformar-se no símbolo de Álika.

© Santiamén
© Santiamén

Passando o acesso está o parque, uma extensa área verde com espécies de árvores nativas da região, que foram replantadas do mesmo terreno. O empreendimento conta, também, com áreas de estacionamento, brinquedos infantis, área de mesas para piquenique e um pequeno lago.

Plantas
Plantas
Fachada lateral
Fachada lateral

O residencial tem todas as suas instalações subterrâneas. O projeto dos acessos busca estabelecer um trânsito fluido nos horários de pico, assim como concentrar o transporte público em apenas alguns corredores principais, da mesma forma se da prioridade ao pedestre e à utilização de meios alternativos de transporte como a bicicleta.

Render
Render

  • Contexto urbano (serviços, mobilidade, densidade, etc.)


O terreno encontra-se dentro da mancha urbana da zona norte da cidade, seu uso do solo é habitacional em congruência com as construções do entorno, com uma densidade aprovada de 4.000 residências, ainda que no projeto atual de Álika estejam previstas apenas 2.400 unidades para que seja possível oferecer maiores áreas verdes e de convivência.

Trata-se de uma localização que foi altamente valorizada, já que com o passar dos anos foram desenvolvidas grandes áreas comerciais com todos os serviços, escolas, lojas de conveniência, cinemas e praças a pouca distância. Ela se conecta ao centro da cidade de Veracruz em poucos minutos graças às vias rápidas de comunicação e à disponibilidade de rotas de transporte público. Atualmente, passam 7 rotas diferentes de ônibus pelo acesso de Álika.

© Santiamén
© Santiamén

  • Contexto ambiental


Em Álika, a topografia do terreno foi parte essencial do projeto, já que os desníveis vão desde +25.00 msnm nas áreas mais baixas, até +60.00 msnm nos pontos mais altos, e mesmo assim foi possível criar um desvanecimento gradual com inclinações máximas de 2,5% nas partes onde utilizou-se molde metálico. A movimentação de terras foi crucial para o empreendimento, já que será preenchida unicamente com o terreno, sem adição de material. Da mesma forma, projetou-se a rede sanitária e pluvial respeitando os escorrimentos pluviais naturais do lote.

  • Contexto social (perfil de usuários, nível socioeconômico da área, vocação econômica, etc.)


O perfil dos usuários refere-se principalmente a famílias com filhos menores de 10 anos, formadas em média por 4 pessoas. Também há pessoas solteiras e adultos de idade mais avançada, ainda que em menor porcentagem. O nível socioeconômico dos clientes está nos segmentos C e C+, na maioria dos casos são pessoas que estão comprando sua primeira residência, ou pessoas que viviam em loteamentos do entorno e identificam o projeto como o melhor conjunto da zona norte.

© Santiamén
© Santiamén

  • Tecnologia


O sistema público de iluminação de Álika emprega tecnologia LED, que tem um baixo consumo de energia elétrica. Atualmente espera-se a chegada de 3 turbinas eólicas helicoidais UGE-9M, as quais geram energia a partir dos ventos de baixa intensidade e a partir de qualquer direção. Estas práticas não são comuns nos loteamentos de interesse social, mas houve uma preocupação em reduzir o impacto ambiental que o acelerado crescimento da mancha urbana ocasiona. Seu moderno e atrativo projeto transformará o empreendimento em um marco urbano que ajudará a criar consciência nos residentes da região sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

  • Projeto


Propôs-se o desenho de um protótipo de residência duplex, que com sua distribuição aproveitaria ao máximo os espaços mínimos, implementando todos os alinhamentos de desenho que a equipe de arquitetos considerou importantes, analisados sobre os mesmos critérios e padrões com os quais se desenvolveriam quaisquer projetos de residência, mesmo sabendo que um projeto dessas dimensões e com baixo orçamento representava um desafio muito maior.

Cada unidade de 72,82 m2 muda os padrões de desenho em sua tipologia com uma fachada de desenho inovador e aplicação de materiais de qualidade, como concreto aparente e madeira cerâmica, que usualmente são vistos em residências de alto padrão. As unidades têm pé direito livre de 2,70 m e amplas janelas que promovem ventilação e iluminação naturais aos espaços habitáveis. Para diminuir a temperatura no interior das residências e evitar a incidência solar direta, as unidades contam com beirais nas janelas, e paredes mais altas nas coberturas, assim como a aplicação de 2” de poliuretano em spray.

Corte 01
Corte 01
© Santiamén
© Santiamén

Além de seus 2 dormitórios, sala de estar, sala de jantar e cozinha, a unidade oferece um banheiro, área lavanderia coberta e um quarto amplo. A residência conta com canalizações de voz e dados desde forte até os pontos de conexão com o interior, assim como bases fundidas na cobertura para os equipamentos de ar condicionado.

A fachada principal consiste de dois volumes que se intersectam. Um deles, um cubo de concreto aparente em nível com um balanço que cria a impressão de que está flutuando. A estética do acabamento de concreto é alcançada por meio de peças especiais projetadas para molde metálico, dando a aparência das fôrmas de madeira utilizadas tradicionalmente.

  • Técnicas construtivas


Optou-se por um sistema construtivo de estrutura metálica em 100% da residência: paredes, lajes, escadas, etc., o que permite formas monolíticas de 2 módulos duplex por dia, com um grupo reduzido de operações. Com esse sistema atinge-se uma maior rapidez em execução e montagem, assim como um melhor aproveitamento dos materiais e da mão-de-obra.

O molde é um excelente instrumento para a produção em série, seu uso permite garantir resultados em tempo e custo, ao mesmo tempo que reduz gastos indiretos por manutenção e supervisão de obra, o que permite oferecer melhores acabamentos, como as fachadas de concreto aparente e azulejos cerâmicos sem sair do orçamento e do crédito dos trabalhadores.

© Santiamén
© Santiamén

  • Acessibilidade


O empreendimento em geral é acessível para qualquer pessoa que viva com algum tipo de deficiência. As calçadas são amplas e baixas, e estão projetadas para permitir a passagem de cadeiras de roda. O mobiliário urbano foi projetado e construído antropometricamente, maximizando assim sua versatilidade. O empreendimento foi pensado para satisfazer as necessidades básicas e especiais de sua comunidade.

  • Manutenção


As vias foram feitas em concreto hidráulico, o qual permite ter maior durabilidade, melhor aparência e limpeza e que, com o tempo, demanda menos reparos. 

O acabamento de concreto aparente nas residências requer muito pouca manutenção, reduzindo significativamente o uso de pinturas que tem maior impacto ambiental.

© Santiamén
© Santiamén

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residencial Álika / JRA Arquitectos" [Álika Residencial / JRA Arquitectos] 13 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881669/residencial-alika-jra-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.