
Convidamos interessados em participar da oficina para 'colocar a mão na massa' num processo informal de projeto e com o objetivo de construir um parque infantil. Nas trocas de proficiências os participantes vão dialogar com construtores locais em uma experiência horizontal nas tomadas de decisão.
O desenho será desenvolvido junto com os moradores, abordando os conflitos existentes e colocados pelo próprio lugar. Pretendemos nesse processo observar e fazer, buscando aproximar conhecimentos frequentemente distanciados por barreiras sociais e culturais latentes.
Visitaremos o início de um assentamento irregular em território privado, vamos vivenciar e analisar as formas das economias desse lugar, experienciando os funcionamentos dos processos de demarcação desse território, como são definidas as ruas, as negociações dos sistemas de abastecimento de água e eletricidade e as regras locais da cidade informal.
Esperamos com essa experiência, ativar a imaginação e fomentar o aprendizado e troca em atividades realizadas em um único final de semana produtivo e criativo.
Programação detalhada de cada dia:
Sábado _ 14 de outubro, 9-17h
9hs – 10hs - Caminhada pela favela morumbizinho e pelos assentamentos irregulares.
10hs – 12hs – Inicio processo de conversa e projeto no terreno
12-13:30 – almoço na “casa do norte” – restaurante local típico nordestino
13:30 – 17hs – oficina de construção
Domingo _ 15 de outubro, 9-17h
9hs – 12hs – Oficina de construção
12-13:30 – almoço na “casa do norte”
13:30 – 17hs – oficina de construção
Título
Construção Coletiva do EspaçoTipo
WorkshopWebsite
Organizadores
De
14 de Outubro de 2017 04:11 PMAté
15 de Outubro de 2017 04:11 PMOnde
Comunidade do Morumbizinho, Associação FenixEndereço