Capela Padre Brochero / Federico Ochoa

Capela Padre Brochero / Federico Ochoa - Mais Imagens+ 42

Villa Cura Brochero, Argentina
  • Arquitetos: Federico Ochoa; Federico Ochoa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Centraliza Argentina, Colorama, El Vasquito, Maderera Tierra Roja, Moconá, Reiner, Tecnocolón, Todoluz
  • Equipamentos: Emiko Maekawa
  • Arquiteto Colaborador: Ariane Ochoa
  • Imagens Sagradas: Adrian Manavella
  • Cidade: Villa Cura Brochero
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como construir uma capela em honra a um santo sem cair em reminiscências literais?

Com esta pergunta como ponto de partida começou o desafio de desenhar uma capela em honra ao primeiro santo argentino. A resposta não tardou em chegar, "desenhando como espírito brocheriano, levando em conta os valores e as intenções do sacerdote sem cair em repetições morfológicas".

© Gonzalo Viramonte
Planta
© Gonzalo Viramonte

Primeiramente, o Padre Brochero trabalhava com os pés na terra e o olhar no céu. A promoção social, por ele impulsionada, tinha por objetivo a progressiva conversão dos corações. A capela surge do solo com forma de losango, porém, cada tramo sofre um processo de metamorfose até terminar em um vértice que aponta para o céu. Em segundo lugar, o padre Brochero construiu com técnicas disponíveis no momento e no lugar. Barro, palha e madeira são atualizadas por concreto, aço e alumínio. Em terceiro lugar, o "sacerdote gaucho" confiou sempre nas capacidades das suas "ovelhas", por isso, a capela foi integralmente construída com pessoas do lugar sem importar a complexidade que isso demandaria. 

© Gonzalo Viramonte

Em uma tipologia religiosa, o simbólico tem um papel primordial na compreensão do espaço sagrado. O primeiro santo argentino, uma pessoa singular, demandava uma capela singular, cuja aparência exterior e interior evidenciasse uma linguagem moderna capaz de comunicar-se com o homem moderno mas com fortes raízes na tradição. A "plasticidade" do concreto armado o torna um material ideal para moldar a morfologia significativa da capela. Dois paraboloides hiperbólicos de 8 cm de espessura se unificam em um só elemento, estrutura, função e espaço. O edifício é complementado com materiais simples e austeros, presentes em qualquer moradia do lugar, além de tijolos, madeira e pedra. 

© Gonzalo Viramonte

O conjunto de signos completa-se com uma distribuição centralizada e uma metáfora da graça divina. A organização funcional centralizada é mais adequada como evocação da última cena, instituição da eucaristia, origem da santa missa. Cena pascoal na qual os cristãos se reúnem participando todos da celebração ao redor de uma mesa.

© Gonzalo Viramonte

Por último, a percepção da luz possui uma forte conexão com a experiência da graça de Deus. Deus é invisível aos nossos olhos, entretanto, sua ação e sua graça enchem nossa vidas. A "fonte" de luz da capela é inacessível à vista, porém, a claridade inunda tudo e o espaço sagrado nos é revelado. 

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa Cura Brochero, Cordoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Padre Brochero / Federico Ochoa" [Saint Father Brochero Chapel / Federico Ochoa] 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881366/capela-padre-brochero-federico-ochoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.