O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Argentina
  5. Federico Ochoa
  6. 2017
  7. Capela Padre Brochero / Federico Ochoa

Capela Padre Brochero / Federico Ochoa

  • 17:00 - 22 Outubro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Capela Padre Brochero / Federico Ochoa
Capela Padre Brochero / Federico Ochoa, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 47

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como construir uma capela em honra a um santo sem cair em reminiscências literais?

Com esta pergunta como ponto de partida começou o desafio de desenhar uma capela em honra ao primeiro santo argentino. A resposta não tardou em chegar, "desenhando como espírito brocheriano, levando em conta os valores e as intenções do sacerdote sem cair em repetições morfológicas".

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Planta
Planta
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Primeiramente, o Padre Brochero trabalhava com os pés na terra e o olhar no céu. A promoção social, por ele impulsionada, tinha por objetivo a progressiva conversão dos corações. A capela surge do solo com forma de losango, porém, cada tramo sofre um processo de metamorfose até terminar em um vértice que aponta para o céu. Em segundo lugar, o padre Brochero construiu com técnicas disponíveis no momento e no lugar. Barro, palha e madeira são atualizadas por concreto, aço e alumínio. Em terceiro lugar, o "sacerdote gaucho" confiou sempre nas capacidades das suas "ovelhas", por isso, a capela foi integralmente construída com pessoas do lugar sem importar a complexidade que isso demandaria. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Em uma tipologia religiosa, o simbólico tem um papel primordial na compreensão do espaço sagrado. O primeiro santo argentino, uma pessoa singular, demandava uma capela singular, cuja aparência exterior e interior evidenciasse uma linguagem moderna capaz de comunicar-se com o homem moderno mas com fortes raízes na tradição. A "plasticidade" do concreto armado o torna um material ideal para moldar a morfologia significativa da capela. Dois paraboloides hiperbólicos de 8 cm de espessura se unificam em um só elemento, estrutura, função e espaço. O edifício é complementado com materiais simples e austeros, presentes em qualquer moradia do lugar, além de tijolos, madeira e pedra. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O conjunto de signos completa-se com uma distribuição centralizada e uma metáfora da graça divina. A organização funcional centralizada é mais adequada como evocação da última cena, instituição da eucaristia, origem da santa missa. Cena pascoal na qual os cristãos se reúnem participando todos da celebração ao redor de uma mesa.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Por último, a percepção da luz possui uma forte conexão com a experiência da graça de Deus. Deus é invisível aos nossos olhos, entretanto, sua ação e sua graça enchem nossa vidas. A "fonte" de luz da capela é inacessível à vista, porém, a claridade inunda tudo e o espaço sagrado nos é revelado. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Federico Ochoa
Escritório
Cita: "Capela Padre Brochero / Federico Ochoa" [Saint Father Brochero Chapel / Federico Ochoa] 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881366/capela-padre-brochero-federico-ochoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.