O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Japão
  5. Nikken Sekkei
  6. Museu Hoki / Nikken Sekkei

Museu Hoki / Nikken Sekkei

Museu Hoki / Nikken Sekkei
Museu Hoki / Nikken Sekkei, © Noda Gankohsha
© Noda Gankohsha

Museu Hoki / Nikken Sekkei Museu Hoki / Nikken Sekkei © Noda Gankohsha © Noda Gankohsha + 20

  • Arquitetos

     T.Yamanashi + T.Nakamoto + T.Suzuki + M.Yano, Nikken Sekkei Ltd. 
  • Localização

    Midori Ward, Chiba, Prefeitura de Chiba, Japão
  • Cliente

    Hoki Museum Co., Ltd.
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um museu privado para exibir e preservar as pinturas e vinhos da coleção de Mr. Hoki. De acordo com Krzysztof Pomian, a essência da coleção não é apenas o agrupamento de coisas, mas também sua reconstrução, exibindo eles e estabelecendo novos significados. A ação de Mr. Hoki através da reunião de pinturas realistas e com o objetivo de estabelecer novos significados pode ser exatamente reconhecida como "coleção". 

Certa vez, Aby Warburg tentou propor o "Atlas Mnemosyne" como um método para expor coleções. Não foi possível completá-lo, mas sentimos que o conceito ainda é eficiente. Pensamos o Museu Hoki pudesse ser uma chance de estabelecer um Atlas Mnemosyne arquitetônico de sua coleção.

O tema principal destas obras são pinturas realistas retratadas com impressionante detalhe, e uma galeria seria o mais apropriado para exibi-las como arquétipo do espaço do museu. Galerias raramente existem por si como arquitetura, e frequentemente são tradadas como espaços subsidiários por arquitetos. Tentamos gerar todos os elementos arquitetônicos para este projeto apenas a partir de um conjunto de galerias desta vez. Esta arquitetura não é mais do que uma galeria, mas também é menos do que uma galeria. Nosso objetivo era estabelecer um 'grau zero de galeria'.

Dentro delas, pessoas podem apenas acessar cada pintura em movimentos sequenciais, mas também assumir percursos aleatórios, em espaços onde as pessoas podem reconhecer todas as pinturas de um simples olhar. As galerias aqui percorrem toda a longitude do terreno, com mais de 100 metros de comprimento. Os visitantes podem apreciar as pinturas super realistas em uma galeria contínua, sem espaços de transição, e no final dela, podem desfrutar de luz natural e da paisagem exterior. Após um breve descanso, os visitantes vão para a próxima galeria. Estes é o sistema fundamental deste museu. Todas as galerias têm o mesmo estilo, mas as proporções, dimensões e quantidade de luz natural são gradualmente diferentes. Através desses controles sutis, tentamos construir a seqüência de espaços, com diferentes intensidades no sistema simples composto apenas pela repetição de galerias.

No exterior, tentamos construir a presença no contexto local ao empilhar as galerias. No lado oeste, onde está a entrada principal, as galerias são intensivamente empilhadas para equilibrar com as casas do entorno. Nas orientações norte e sudeste, frente à uma floresta, as galerias são discretamente compostas e evidenciam o programa claramente. Utilizando estrutura característica de maneira eficiente, a galeria superior está em balanço de 30 m se projetando em direção à vegetação. 

Este museu foi inteiramente projetado para expor a coleção em seu melhor estado. Ao mesmo tempo, sob a limitada condição de utilizar apenas galerias, tentamos mostrar ao Mr. Hoki que a arquitetura também constitui parte desta coleção.

© Noda Gankohsha
© Noda Gankohsha

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Nikken Sekkei
Escritório
Cita: "Museu Hoki / Nikken Sekkei" [Hoki Museum / Nikken Sekkei] 23 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881362/museu-hoki-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906