Museu Hoki / Nikken Sekkei

Museu Hoki / Nikken Sekkei - Mais Imagens+ 15

Chiba-shi, Japão
  • Arquitetos:  T.Yamanashi + T.Nakamoto + T.Suzuki + M.Yano, Nikken Sekkei Ltd. 
  • Cliente: Hoki Museum Co., Ltd.
  • Cidade: Chiba-shi
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um museu privado para exibir e preservar as pinturas e vinhos da coleção de Mr. Hoki. De acordo com Krzysztof Pomian, a essência da coleção não é apenas o agrupamento de coisas, mas também sua reconstrução, exibindo eles e estabelecendo novos significados. A ação de Mr. Hoki através da reunião de pinturas realistas e com o objetivo de estabelecer novos significados pode ser exatamente reconhecida como "coleção". 

Certa vez, Aby Warburg tentou propor o "Atlas Mnemosyne" como um método para expor coleções. Não foi possível completá-lo, mas sentimos que o conceito ainda é eficiente. Pensamos o Museu Hoki pudesse ser uma chance de estabelecer um Atlas Mnemosyne arquitetônico de sua coleção.

O tema principal destas obras são pinturas realistas retratadas com impressionante detalhe, e uma galeria seria o mais apropriado para exibi-las como arquétipo do espaço do museu. Galerias raramente existem por si como arquitetura, e frequentemente são tradadas como espaços subsidiários por arquitetos. Tentamos gerar todos os elementos arquitetônicos para este projeto apenas a partir de um conjunto de galerias desta vez. Esta arquitetura não é mais do que uma galeria, mas também é menos do que uma galeria. Nosso objetivo era estabelecer um 'grau zero de galeria'.

Dentro delas, pessoas podem apenas acessar cada pintura em movimentos sequenciais, mas também assumir percursos aleatórios, em espaços onde as pessoas podem reconhecer todas as pinturas de um simples olhar. As galerias aqui percorrem toda a longitude do terreno, com mais de 100 metros de comprimento. Os visitantes podem apreciar as pinturas super realistas em uma galeria contínua, sem espaços de transição, e no final dela, podem desfrutar de luz natural e da paisagem exterior. Após um breve descanso, os visitantes vão para a próxima galeria. Estes é o sistema fundamental deste museu. Todas as galerias têm o mesmo estilo, mas as proporções, dimensões e quantidade de luz natural são gradualmente diferentes. Através desses controles sutis, tentamos construir a seqüência de espaços, com diferentes intensidades no sistema simples composto apenas pela repetição de galerias.

No exterior, tentamos construir a presença no contexto local ao empilhar as galerias. No lado oeste, onde está a entrada principal, as galerias são intensivamente empilhadas para equilibrar com as casas do entorno. Nas orientações norte e sudeste, frente à uma floresta, as galerias são discretamente compostas e evidenciam o programa claramente. Utilizando estrutura característica de maneira eficiente, a galeria superior está em balanço de 30 m se projetando em direção à vegetação. 

Este museu foi inteiramente projetado para expor a coleção em seu melhor estado. Ao mesmo tempo, sob a limitada condição de utilizar apenas galerias, tentamos mostrar ao Mr. Hoki que a arquitetura também constitui parte desta coleção.

© Noda Gankohsha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Midori Ward, Chiba, Prefeitura de Chiba, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Hoki / Nikken Sekkei" [Hoki Museum / Nikken Sekkei] 23 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881362/museu-hoki-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.