Centro Asebanacio / ICESA

Centro Asebanacio / ICESA - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: ICESA; ICESA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, Comenza, Geiger
  • Engenharia Estrutural: Sotela Alfaro Ltda
  • Engenharia Elétrica: Marco Vasquez
  • Engenharia Mecânica: Carlos Cordero
  • Construtora: Van der Laat e Jiménez
  • Cliente: Asebanacio
  • Arquitetos Responsáveis: Sebastián Alfaro Fuscaldo, Cristian Cambronero Herra
  • Cidade: Tibas
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Sebastián Alfaro Fuscaldo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Associação de Funcionários do Banco Nacional da Costa Rica necessitava de um espaço que abrigasse seu rápido crescimento e teve a visão de não somente construir seu lar, mas também, abrigar sob o mesmo teto, instituições que compartilham seus valores e sinergias. 

© Sebastián Alfaro Fuscaldo
Planta 00
Corte

O edifício encontra-se localizado em Llorente de Tibás, em uma trama urbana que muda de maneira dramática os usos, programas e paisagens adjacentes em cada lado do seu lote irregular. A fachada oeste está em frente a uma rodovia nacional, a norte volta-se para uma rua comercial e a fachada sul limita-se com um empreendimento residencial disperso. O edifício, portanto, responde de maneira diferente em cada face, situação que é incrementada pelos parâmetros bioclimáticos que procuram reduzir a forte incidência de iluminação e calor do leste e oeste. Isso resulta um posicionamento contrário à geometria da propriedade onde sua face norte é pequena, motivando o uso estendido de concreto pré-fabricado que favorece a entrada de luz ao norte. 

© Sebastián Alfaro Fuscaldo
© Sebastián Alfaro Fuscaldo

O acesso à edificação se desenvolve através de uma pequena praça coberta, desde onde se reduz a altura a um mínimo antes de chegar a um esbelto átrio. O átrio está localizado no centro de massa da irregular e permite a entrada de luz e ventilação no coração do projeto. Todas as fachadas internas e balaustradas do vazio contam com vidro extra-claro para melhorar a entrada de luz zenital. 

© Sebastián Alfaro Fuscaldo

A praça surge da subtração na base do edifício e sua proteção superior nasce da laje do quarto e quinto pavimento. Essa laje, em balanço, fez com que fossem alterados os brises de concreto por um muro de meio nível que funciona como viga. As outras lajes em balanço funcionam como sombra e como plataformas de manutenção. 

© Sebastián Alfaro Fuscaldo

No último nível estão localizados os programas compartilhados pelas diferentes instituições o que permite acesso total de todos os funcionários às áreas com vistas mais privilegiadas promovendo, ao mesmo tempo, a colaboração entre os trabalhadores das diferentes instituições. 

© Sebastián Alfaro Fuscaldo
© Sebastián Alfaro Fuscaldo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Província San José, Tibas, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Asebanacio / ICESA" [ Oficentro Asebanacio / ICESA] 23 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881262/centro-asebanacio-icesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.