Villa RR / Reitsema and Partners Architects

Villa RR / Reitsema and Partners Architects - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Reitsema and Partners Architects; Reitsema and Partners Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  276
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ronald Tilleman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Facedo, Remmers, Reynaers Aluminium
  • Engenheiros Estruturais: Lucassen bouwconstructies B.V.
  • Construção: Bouwbedrijf Hulshof
  • Engenheiro Instalações: Loohuis Meulenbeld, Almelo
  • Paisagistmo: Van Eden Hoveniers
  • Construção Interiores: JRS interieurbouw
  • Texto: Merel Pit
  • Tradução Original: Laura Martz
  • Arquitetos Responsáveis: Theo Reitsema, Stephanie Weitering
  • Equipe De Projeto: Jacob Kunst, Dennis Weerink, Haroen Martens, Tim de Graag
  • Design De Interiores: Reitsema & partners interiors
  • Arquitetura Paisagística: Landlab, studio voor landschapsarchitectuur
  • Cidade: Rijssen
Mais informaçõesMenos informações
© Ronald Tilleman
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como transformar uma casa de 50 anos em um lar confortável, contemporâneo e sustentável? Para esta resposta, os responsáveis pelo projeto, o arquiteto Theo Reitsema e a designer de interiores Stephanie Weitering passaram um ano morando em uma casa construída em 1967 na comunidade holandesa de Rijssen, realizando uma intensa pesquisa em uma casa inserida na floresta.

© Ronald Tilleman

Reitsema e Weitering foram descobrindo ao longo do tempo indicadores para a transformação da casa. A família ocupou a casa em todas as estações. Morar numa colina na floresta significa que se está envolto ao verde no verão, e uma vez que a vegetação proporciona sombra, a casa não precisa de nenhuma proteção solar ou condicionamento de ar além de um grande beiral na lateral oeste.

© Ronald Tilleman

Nesta metamorfose, os projetistas aproveitaram da posição da casa por sobre a colina; a casa possui dois pavimentos na fachada leste e um na orientação oeste. A aplicação de estuque escuro no pavimento mais inferior, que contém garagem dupla e um escritório, se tornou uma base para o pavimento superior, onde as áreas de estar e de dormir estão localizadas. O segundo pavimento possui a distintiva fachada revestida de madeira, relativamente fechada na orientação leste e completamente aberta na orientação oeste. A porta principal marca a transição entre as duas seções. 

© Ronald Tilleman

Os arquitetos talvez não teriam pensado em construir a casa longitudinalmente no lote de características profundas, ao longo do eixo leste-oeste. Mas eles celebram a decisão do arquiteto original, J. Abma, pois da casa é possível apreciar vistas das orientações norte e sul do jardim a partir da sala de estar. Para maximizar a contemplação da paisagem, a casa foi ampliada com um anexo em vidro na extremidade oeste. A cobertura é apoiada em quatro colunas delgadas cromadas (38mm) que refletem a paisagem, aumentando as vistas panorâmicas da sala de estar.

© Ronald Tilleman

A transformação manteve os espaços de estar na porção oeste da casa e os quartos no leste. Entre os quartos e a sala de estar, está o ambiente do jardim. Em contraste com a iluminada e bem ventilada sala de estar, este ambiente tem caráter mais fechado. O uso de revestimento de madeira continua nas paredes do ambiente-jardim, transformando-o numa varanda quando as portas dobráveis se abrem completamente e criam uma transição sutil entre o interior e o jardim de flor.

Os projetistas tomaram uma série de decisões que garantem que a casa vai continuar a proporcionar altos índices de conforto no futuro. Instalaram um sistema de recuperação de calor para o aquecimento interno, adotaram vidros triplos, isolamento de alta qualidade, iluminação LED e aparelhos eletrodomésticos com grande eficiência energética, fazendo da casa quase neutra em gastos de energia.

Planta - Subsolo
Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa RR / Reitsema and Partners Architects" [Villa RR / Reitsema and Partners Architects] 19 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881260/villa-rr-reitsema-and-partners-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.