O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Governamental
  4. Holanda
  5. KAAN Architecten
  6. 2017
  7. B30 / KAAN Architecten

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

B30 / KAAN Architecten

  • 13:00 - 21 Outubro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
B30 / KAAN Architecten
B30 / KAAN Architecten, © Karin Borghouts
© Karin Borghouts

© Karin Borghouts © Karin Borghouts © Sebastian van Damme © Karin Borghouts + 42

  • Equipe de projeto

    Tjerk de Boer, Timo Cardol, Kevin Claus, Sebastian van Damme, Paolo Faleschini, Raluca Firicel, Cristina Gonzalo Cuairán, Walter Hoogerwerf, Marlon Jonkers, Hedwig van der Linden, Loes Martens, Marija Mateljan, Giuseppe Mazzaglia, Maurizio Papa, Ismael Planelles Naya, Christian Sluijmer, Koen van Tienen
  • Construtora

    Breijer Bouw & Installatie, Roterdã
  • Consultoria de construção

    Pieters Bouwtechniek, Delft
  • Consultoria de instalações técnicas

    Breijer Bouw & Installatie, Roterdã
  • Construção W+E Instalações

    Breijer Bouw & Installatie, Roterdã; Deerns, Rijswijk
  • Física da construção, controle de incêndio e acústica

    Deerns, Rijswijk
  • Consultor financeiro

    RebelGroup, Roterdã
  • Projeto de iluminação

    Studio Rublek, Schiphol
  • Projeto artístico do mosaico

    Rob Birza (1962, Geldrop, NL)
  • Realização do Mosaico Terrazzo

    Van der Zande Terrazzo en Mozaiek (Eric van der Zande and Marco Maarschalkerweerd)
  • Escada monumental e iluminação da sala do ministro

    Jan Pauwels
  • Escritórios

    Netherlands Bureau for Economic Policy Analysis (CPB), Netherlands Institute for Social Research (SCP), Netherlands Environmental Assessment
  • Cliente principal

    Central Government Real Estate Agency (Rijksvastgoedbedrijf)
  • Cliente direto

    Facilicom Services Group BV
  • Mais informações Menos informações
© Karin Borghouts
© Karin Borghouts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado em 1917 pelo arquiteto Daniel E.C. Knuttel sob encomenda do então chefe de Estado, foi renovado em 1994 pelo professor Hans Ruijssenaars. O B30 é uma estrutura imponente de carácter arquitetônico forte e distinto, e é um edifício de interesse histórico nacional.

© Karin Borghouts
© Karin Borghouts

O B30 está localizado no centro da cidade de Haia, ao lado do parque Haagse Bos. Foi implantado na Bezuidenhoutseweg, uma via histórica que conecta o Palácio Real, Huis ten Bosch, e o Parlamento Holandês, Het Binnenhof.

Implantação
Implantação

O projeto da KAAN, de layout e arquitetura bastante singela, transforma o antigo edifício fechado e hierarquizado - reflexo de como as pessoas percebiam o Estado no início dos anos 1900 - em um ambiente aberto, transparente e convidativo, alinhado com a atual atmosfera deste ambiente de trabalho.

© Karin Borghouts
© Karin Borghouts

Graças a uma ampla análise do projeto original, foi possível mapear as suas qualidades essenciais, criando um quadro bastante inspirador no qual o edifício histórico não é mais visto como um objeto antigo de museu, mas como um componente vital e sustentável para o projeto como um todo. Ancorado no contexto urbano, na ampla paisagem e no ambiente histórico, o B30 apresenta um piso térreo público acessível e transparente, incluindo restaurantes, cafés, uma biblioteca e salas de reuniões e seminários. Todas as passagens estão alinhadas umas com as outras, criando longas linhas permeáveis e visuais através do edifício, qualificando a relação com a rua, bosques e jardins do entorno, facilitando a orientação dos usuários.

Corte
Corte
Corte
Corte

No núcleo do edifício, um grande átrio torna-se o coração do B30. O artista holandês, Rob Birza, foi chamado para projetar um novo padrão de mosaico no piso, um jardim abstrato que dá vida a uma paisagem interior visualmente conectada à natureza da cidade e aos novos jardins laterais. O projeto original de Knuttel foi expandido para ambos os lados: de um lado o Seminar Foyer, que possui salas de reuniões, salas de seminários e um auditório rebaixado que atravessa o espaço transparente do térreo, enquanto que para o outro lado, o Work Foyer abriga áreas de estar e escritórios, uma cafeteria e a biblioteca. Os foyers contam com grandes portas de vidro giratórias envoltas por estruturas de alumínio cromado que se abrem para os jardins.

© Karin Borghouts
© Karin Borghouts
Esquema do mosaico
Esquema do mosaico

Tanto o Atrium como os Foyers são iluminados por uma série de claraboias, projetadas com referência nas formas originais das antigas aberturas zenitais do edifício, elas mantêm a base quadrada mas possuem uma cobertura de vidro triangular. Estes elementos foram implantados para a melhor distribuição da luz natural, evitando o superaquecimento pela incidência direta dos raios de luz.

© Sebastian van Damme
© Sebastian van Damme

A escada monumental conduz o público à antiga e magnífica sala do Ministro no primeiro pavimento, enquanto o átrio se conecta visualmente com os quatro pavimentos superiores, que acomodam os escritórios das várias instituições que ocupam o edifício. Um novo nível de escritórios foi implantado sobre a "nave" do edifício, e flui para a cobertura, onde a altura foi reduzida de 30 para 20 metros com a intenção de proporcionar uma escala e proporção mais agradáveis para o pátio interno.

© Karin Borghouts
© Karin Borghouts

As fachadas das ampliações laterais consistem em quadros de concreto polido preenchidos com pedras tingidas em tons correspondente aos do edifício original. Além disso, a mudança nas relações hierárquicas e a importância do térreo público se expressam claramente na fachada, as aberturas foram levadas até o rodapé de pedra do prédio, movendo as soleiras das janelas e alongando os batentes.

© Karin Borghouts
© Karin Borghouts

O B30 agora promove uma leitura contemporânea sobre a transparência do governo, visto através do projeto original. Uma visão compartilhada da expressão espacial que inspirará curiosidade, a pesquisa e o debate.

© Karin Borghouts
© Karin Borghouts

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
KAAN Architecten
Escritório
Cita: "B30 / KAAN Architecten" [B30 / KAAN Architecten] 21 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881216/b30-kaan-architecten> ISSN 0719-8906