O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Coreia do Sul
  5. SOSU ARCHITECTS
  6. 2017
  7. Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS

Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS

  • 11:00 - 20 Outubro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS
© Mineun Kim
© Mineun Kim

© Mineun Kim © Mineun Kim © Mineun Kim © Mineun Kim + 47

  • Arquitetos

  • Localização

    Mokdongjungangbon-ro 22-gil, Mok-dong, Yangcheon-gu, Seul, Coreia do Sul
  • Arquitetos Responsáveis

    Seokhong Go, Mihee Kim
  • Área

    283 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Engenharia Estrutural

    Gwangrim structural engineering
  • Construção

    PH+Architecture
  • Engenharia Elétrica e Mecânica

    Ellim Mechanical & electrical engineering
  • Paisagismo

    GreengraphyJ
  • Mais informações Menos informações
© Mineun Kim
© Mineun Kim

1. Contextualização

Dongsimwon, localizado em Mok 2-dong - um lugar densamente ocupado por edificações multifamiliares, é uma nova edificação multifamiliar projetada para abrigar uma família de três gerações composta pelos pais e as famílias de suas filhas.

© Mineun Kim
© Mineun Kim

O proprietário queria construir um edifício saudável e limpo para dar uma boa impressão aos vizinhos, uma vez que o terreno se localiza na entrada de uma ruela. O proprietário se preocupou primeiro com os efeitos de seu novo empreendimento na cidade, para depois discutir os espaços internos da edificação. Essa sua consciência orientou o partido do projeto.

Corte B
Corte B

2. Conceito

Dongsimwon (A casa da harmonia)
- Uma casa onde as famílias de três gerações compartilham momentos;
- Uma casa em que as pessoas se divertem como crianças, cheia de alegrias infantis.

© Mineun Kim
© Mineun Kim

1) Vivendo com vizinhos.

Volumetria: Dongsimwon possui uma forma que garante a incidência de luz natural nos ambientes. Ao invés de conceber uma volumetria que permita uma extensão ilegal posteriormente, Dongsimwon é feita apenas dentro dos limites legais.

© Mineun Kim
© Mineun Kim

Relação com a rua

Devido à configuração estreita do terreno, o espaço de estacionamento em pilotis é geralmente um ambiente escuro e confuso para o pedestre. Aqui, as partes superior e inferior dos pilotis de Dongsimwon possuem acabamento em aço galvanizado e epóxi com valores de albedo. Com luz T5, o teto e o piso refletem a iluminação para expandir o espaço verticalmente, e isso proporciona uma nova paisagem urbana para os vizinhos que passam pela ruela.

Privacidade e ambiente residencial

As edificações multifamiliares geralmente apresentam grandes janelas para se aproveitarem dos benefícios econômicos de uma varanda, mas as janelas não funcionam adequadamente por causa dos guarda-corpos ou persianas das varandas. Esses elementos arquitetônicos são largamente utilizados por necessidade e atrapalham a visão da cidade e causam muitos problemas de iluminação e ventilação. Com uma variedade de padrões de tijolos opacos, Dongsimwon cria um ambiente interno agradável e fornece uma nova paisagem urbana aos vizinhos a partir do projeto unificado entre as paredes opacas e a fachada.

2) Famílias diferentes vivendo juntas

Terreno estreito, estrutura flexível. Para garantir uma vida particular de cada família neste terreno estreito de 165 metros quadrados, uma estrutura típica de uma residência multifamiliar foi evitada. Cada andar é adequado para o estilo de vida de cada família e a edificação foi construída como se houvesse uma casa unifamiliar sobre a outra. Desta forma, cada piso está conectado a várias escadas e esses espaços de escada podem atuar como um bom playground para as crianças.

Corte A
Corte A

Limite dos ambientes

Evitando conceitos padrão nos tamanhos da sala de estar, cozinha e sala de jantar e o número de quartos, os vários estilos de vida de cada família se refletiram na composição dos espaços. A cozinha e a sala de jantar para a geração de pais são planejadas para serem compartilhadas com todos os membros da família e a falta de espaços de depósito e armazenamento para essa geração causada por essa escolha será resolvida compartilhando espaços com a geração das filhas.O compartilhamento de ambientes entre as diferentes gerações aumenta a eficiência do espaço interno e permite a utilização flexível do espaço.

© Mineun Kim
© Mineun Kim

3) Residências multifamiliares de pequena escala como alternativa para morar no centro da cidade

Existem 470 mil edifícios residenciais em Seul, e 200 mil - quase metade do total - são edificações multifamiliares. Depois da tipologia dos apartamentos grandes, a habitação de pequena escala aparece como 2º exemplo mais apontado quando se debate o problema da cultura residencial uniformizada.

© Mineun Kim
© Mineun Kim

Devido ao limite de recursos dos proprietários e às restrições do Código de Obras, essas residências multifamiliares de menor escala resultam num espaço urbano inferior àqueles de maior escala. A residência multifamiliar pequena apresenta uma estrutura acessível e flexível para abrigar a vida individual numa cidade com um elevado valor da terra.

© Mineun Kim
© Mineun Kim
Axonométrica
Axonométrica
© Mineun Kim
© Mineun Kim

Esta é a unidade residencial mínima para pessoas viverem no centro da cidade e em harmonia com os vizinhos. É hora de se concentrar no potencial da habitação multifamiliar de pequena escala como uma alternativa de moradia no centro da cidade e prestar mais atenção na relação que esta estabelece com a cidade.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SOSU ARCHITECTS
Escritório
Cita: "Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS" [Dongsimwon Multi-Household House / SOSU ARCHITECTS] 20 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881194/edificio-multifamiliar-dongsimwon-sosu-architects> ISSN 0719-8906