Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS

© Mineun Kim

Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS - Mais Imagens+ 42

Mokdongjungangbon-ro 22-gil, Coreia do Sul
  • Arquitetos: SOSU ARCHITECTS; SOSU ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  283
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mineun Kim
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuraVent, Ecolex, Forbo Flooring Systems
  • Engenharia Estrutural: Gwangrim structural engineering
  • Construção: PH+Architecture
  • Engenharia Elétrica E Mecânica: Ellim Mechanical & electrical engineering
  • Paisagismo: GreengraphyJ
  • Arquitetos Responsáveis: Seokhong Go, Mihee Kim
  • Cidade: Mokdongjungangbon-ro 22-gil
Mais informaçõesMenos informações
© Mineun Kim

1. Contextualização

Dongsimwon, localizado em Mok 2-dong - um lugar densamente ocupado por edificações multifamiliares, é uma nova edificação multifamiliar projetada para abrigar uma família de três gerações composta pelos pais e as famílias de suas filhas.

© Mineun Kim

O proprietário queria construir um edifício saudável e limpo para dar uma boa impressão aos vizinhos, uma vez que o terreno se localiza na entrada de uma ruela. O proprietário se preocupou primeiro com os efeitos de seu novo empreendimento na cidade, para depois discutir os espaços internos da edificação. Essa sua consciência orientou o partido do projeto.

Corte B

2. Conceito

Dongsimwon (A casa da harmonia)
- Uma casa onde as famílias de três gerações compartilham momentos;
- Uma casa em que as pessoas se divertem como crianças, cheia de alegrias infantis.

© Mineun Kim

1) Vivendo com vizinhos.

Volumetria: Dongsimwon possui uma forma que garante a incidência de luz natural nos ambientes. Ao invés de conceber uma volumetria que permita uma extensão ilegal posteriormente, Dongsimwon é feita apenas dentro dos limites legais.

© Mineun Kim

Relação com a rua

Devido à configuração estreita do terreno, o espaço de estacionamento em pilotis é geralmente um ambiente escuro e confuso para o pedestre. Aqui, as partes superior e inferior dos pilotis de Dongsimwon possuem acabamento em aço galvanizado e epóxi com valores de albedo. Com luz T5, o teto e o piso refletem a iluminação para expandir o espaço verticalmente, e isso proporciona uma nova paisagem urbana para os vizinhos que passam pela ruela.

Privacidade e ambiente residencial

As edificações multifamiliares geralmente apresentam grandes janelas para se aproveitarem dos benefícios econômicos de uma varanda, mas as janelas não funcionam adequadamente por causa dos guarda-corpos ou persianas das varandas. Esses elementos arquitetônicos são largamente utilizados por necessidade e atrapalham a visão da cidade e causam muitos problemas de iluminação e ventilação. Com uma variedade de padrões de tijolos opacos, Dongsimwon cria um ambiente interno agradável e fornece uma nova paisagem urbana aos vizinhos a partir do projeto unificado entre as paredes opacas e a fachada.

2) Famílias diferentes vivendo juntas

Terreno estreito, estrutura flexível. Para garantir uma vida particular de cada família neste terreno estreito de 165 metros quadrados, uma estrutura típica de uma residência multifamiliar foi evitada. Cada andar é adequado para o estilo de vida de cada família e a edificação foi construída como se houvesse uma casa unifamiliar sobre a outra. Desta forma, cada piso está conectado a várias escadas e esses espaços de escada podem atuar como um bom playground para as crianças.

Corte A

Limite dos ambientes

Evitando conceitos padrão nos tamanhos da sala de estar, cozinha e sala de jantar e o número de quartos, os vários estilos de vida de cada família se refletiram na composição dos espaços. A cozinha e a sala de jantar para a geração de pais são planejadas para serem compartilhadas com todos os membros da família e a falta de espaços de depósito e armazenamento para essa geração causada por essa escolha será resolvida compartilhando espaços com a geração das filhas.O compartilhamento de ambientes entre as diferentes gerações aumenta a eficiência do espaço interno e permite a utilização flexível do espaço.

© Mineun Kim

3) Residências multifamiliares de pequena escala como alternativa para morar no centro da cidade

Existem 470 mil edifícios residenciais em Seul, e 200 mil - quase metade do total - são edificações multifamiliares. Depois da tipologia dos apartamentos grandes, a habitação de pequena escala aparece como 2º exemplo mais apontado quando se debate o problema da cultura residencial uniformizada.

© Mineun Kim

Devido ao limite de recursos dos proprietários e às restrições do Código de Obras, essas residências multifamiliares de menor escala resultam num espaço urbano inferior àqueles de maior escala. A residência multifamiliar pequena apresenta uma estrutura acessível e flexível para abrigar a vida individual numa cidade com um elevado valor da terra.

© Mineun Kim
Axonométrica
© Mineun Kim

Esta é a unidade residencial mínima para pessoas viverem no centro da cidade e em harmonia com os vizinhos. É hora de se concentrar no potencial da habitação multifamiliar de pequena escala como uma alternativa de moradia no centro da cidade e prestar mais atenção na relação que esta estabelece com a cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mokdongjungangbon-ro 22-gil, Mok-dong, Yangcheon-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Multifamiliar Dongsimwon / SOSU ARCHITECTS" [Dongsimwon Multi-Household House / SOSU ARCHITECTS] 20 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881194/edificio-multifamiliar-dongsimwon-sosu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.