Residência Siena / Guillem Carrera

Residência Siena / Guillem Carrera - Mais Imagens+ 11

Sitges, Espanha
  • Arquitetos: Guillem Carrera; Guillem Carrera
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  487
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boffi, Gresite, Trespa
  • Colaboradores: Eva Crespo, Xavier Aguado, Meritxell Anglès, Manel Mata, Edgar Argemí, Xavier Foraste, Lola Tous
  • Construtora: Estructuras Valades Navarro S.L., Construcciones Coma-Farella S.L., Construccions Salvat Jové S.L
  • Cidade: Sitges
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Guillem Carrera

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um tecido urbano residencial de baixa densidade que está rodeado por áreas verdes naturais e próximo ao mar. Grande parte desta região está formada por lotes com inclinações consideráveis. A observação inicial do lugar e do entorno mais próximo e afastado enfatizou que a maioria das moradias que estavam sendo construídas ou já estavam construídas na região seguiam a mesma premissa: situar-se na parte mais alta do terreno - preenchendo-o onde estão as edificações - através de uma volumetria transversal mais larga possível, deixando o resto como um jardim inclinado de difícil aproveitamento e sem relação com os espaços da moradia. 

© Guillem Carrera

Partindo dessas considerações descritas anteriormente, surgiu a premissa de que a arquitetura da moradia projetada deveria formar parte da paisagem do lugar, fomentando uma correta integração no entorno natural que a rodeia. 

© Guillem Carrera

Tornando possível, apesar da forte inclinação que apresentava o terreno, que os diferentes espaços que configuram o projeto, pudessem de uma maneira ou outra, ter uma relação visual ou de contato com o terreno. Deste modo, nega-se a colocar a moradia na parte superior do terreno e propõem-se uma implantação de tipo adaptativo através da definição e adaptação de diferentes níveis topográficos que compõem os espaços exteriores; para torná-los úteis e possibilitar sua relação com os espaços interiores.  

© Guillem Carrera

Com esta decisão, em vez de propor uma volumetria de amplitude transversal, propõem-se uma volumetria longitudinal - boa parte escavada e iluminada através de um pátio - onde o último elemento da edificação está situado praticamente um nível abaixo das edificações que o rodeiam.

Cortes

Desta maneira, conservam-se as árvores originais existentes no terreno e cria-se uma volumetria de formas simples, menos agressiva com o entorno e que tem como propósito ser uma arquitetura que habite a paisagem. 

© Guillem Carrera
Detalhes cortes
© Guillem Carrera

A moradia articula sua estrutura espacial através de um núcleo vertical de comunicações e um corpo principal que atua como um agregador de atividades de onde surgem outros corpos auxiliares ou de serviço que, de forma coordenada e participativa, compõe o conjunto edificado.

© Guillem Carrera

O nível semienterrado contem o estacionamento de veículos, a área de serviços e os espaços de armazenamento e instalações. O térreo contem a área noturna: habitações e banheiros. O primeiro pavimento contem a área diurna: sala, cozinha-sala de jantar e espaço auxiliar para convidados. O volume situado sobre este nível contem o estúdio e a saída para o terraço-mirante. Os interiores são simples, confortáveis e práticos para o habitante. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Siena / Guillem Carrera" [Siena House / Guillem Carrera] 24 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881166/residencia-siena-guillem-carrera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.