Biblioteca Stapleton / Andrew Berman Architect

Biblioteca Stapleton / Andrew Berman Architect - Mais Imagens+ 17

Staten Island, Estados Unidos
  • Arquitetos: Andrew Berman Architect; Andrew Berman Architect
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Naho Kubota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GE Plastics, Unalam
  • Cliente: New York Public Library
  • Engenheiro Estrutural: Gilsanz Murray Steficek
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Hidráulica: IP Group Engineers
  • Arquitetura Da Paisagem: Wallace, Robert & Todd
  • Design De Iluminação: Cline Bettridge Bernstein Lighting Design
  • Arquitetos Responsáveis: Andrew Berman FAIA, Dan Misri, Vinci So
  • Cidade: Staten Island
Mais informaçõesMenos informações
© Naho Kubota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Necessitando de mais espaço, a Biblioteca Pública de Nova York solicitou um projeto de ampliação de pouco mais de 1.000 metros quadrados. Primeiramente restauramos a antiga Carnegie Library, projetada por Carrère and Hastings em 1907, e então projetamos um novo edifício anexo de 650 metros quadrados ao lado da biblioteca existente. Como uma instituição pública moderna, a nova biblioteca foi concebida para contribuir com a revitalização do bairro de Stapleton.

© Naho Kubota

A biblioteca é uma composição de passado e presente. A antiga Carnegie Library foi convertida em uma sala de leitura para crianças. O novo edifício, foi construído quase que inteiramente em madeira laminada colada, inclusive pilares, vigas, forros e mobiliário. A fachada de vidro estruturado convida o público e permite a ampla iluminação natural do ambiente interno. A estrutura de madeira aparente proporciona ritmo ao espaço e senso de escala, além de uma materialidade inesperada em se tratando de um edifício público contemporâneo. Um sistema de aquecimento radiante no piso aquece de modo eficiente o espaço interno da biblioteca.

© Naho Kubota
Corte

A nova biblioteca pretendia, acima de tudo, ser um espaço público convidativo, aberto e acessível para a comunidade. Ela deveria ser implantada em um único pavimento, conectar-se com o antigo edifício além de ser completamente acessível. Uma planta livre, de fácil uso e manutenção, que tivesse seus espaços organizados segundo o público: área infantil, adolescente e adulta.

© Naho Kubota

Trabalhando com o desnível do terreno, localizamos o novo prédio de forma que uma nova entrada na rua pudesse ser acessada em nível, sem degraus. As áreas de leitura e pesquisa para adolescentes e adultos foram implantadas no novo edifício, separadas por uma sala de uso comum transparente. A antiga Carnegie Library, que possui acesso direto à partir da nova entrada, foi restaurada de acordo com o projeto original e abriga agora a sala de leitura para crianças.

© Naho Kubota

A biblioteca disponibiliza recursos digitais para a vizinhança, como Wi-Fi gratuito e estações de trabalho para estudantes e moradores. Mesmo considerando fundamental a disponibilização da informação de forma digital, buscamos neste projeto afirmar a relevância e a primazia duradoura do livro. Como tal, todas as paredes estão alinhadas com as prateleiras, deixando toda a coleção da biblioteca à disposição de todos os usuários.

© Naho Kubota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:132 Canal St, Staten Island, NY 10304, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Stapleton / Andrew Berman Architect" [Stapleton Library / Andrew Berman Architect] 14 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881159/biblioteca-stapleton-andrew-berman-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.