Residência AV / Cristián Romero Valente

Residência AV / Cristián Romero Valente - Mais Imagens+ 19

Maitencillo, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  284
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acuasol Piscinas, CLC Maderas, Coggiola Mármoles, Melón Hormigones, Sherwin-Williams, Winglass
  • Calculista: Ruiz y Saavedra
  • Cidade: Maitencillo
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals - Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência AV encontra-se situada em um terreno de inclinação pronunciada. Trata-se de um terreno acidentado próximo a uma colina voltada ao sul e não diretamente ao mar a oeste. Para não perder a vista e proteger-se do vento, rotacionou-se parcialmente a orientação da residência deslocando-a em direção ao oceano pacífico. 

© Pablo Casals - Aguirre
Croqui. Imagem Cortesia de Cristián Romero Valente
© Pablo Casals - Aguirre

A altura máxima da residência coincide com a da vida pública. Desta forma, a vista ao mar não é irrompida. A casa apresenta um respeito pela horizontalidade que predomina em todos os níveis. Isso permite que o mar possa ver visto desde o interior da moradia, assim como desde os espaços exteriores próximos a ela.

© Pablo Casals - Aguirre
Planta - primeiro pavimento
© Pablo Casals - Aguirre

A rampa de acesso funciona como um elemento independente que comunica a rua e o estacionamento com o volume da residência. O requerimento de um acesso por meio da rampa resulta ser uma oportunidade arquitetônica: para que a inclinação da rampa permita mobilidade e libere o percurso foi necessário estabelecer um distanciamento entre o volume da residência e a rua.

© Pablo Casals - Aguirre

O acesso interior da moradia encontra-se em um nível médio de altura; abaixo do nível da rua e sobre o primeiro pavimento. Ao entrar, a residência encontra o hall com uma varanda que vincula visualmente esse espaço com a sala de jantar de pé-direito duplo. A varanda permite, além disso, a vista aberta para a costa.

© Pablo Casals - Aguirre

O material utilizado para a construção da residência foi concreto armado com moldagem em tábua, marcando o volume quando a pintura branca for aplicada. Assim, procura-se potencializar uma atmosfera lumínica que predomine em todos os recintos no interior da residência, complementando com claraboias e pátios de luz. 

© Pablo Casals - Aguirre

A cobertura é um espaço habitável, cujo acesso encontra-se por trás do muro da fachada principal. Esta vincula-se com o resto da residência por meio de um percurso constituído pela rampa e o hall. Desta forma, o percurso ascendente arremata a horizontalidade da cobertura, desde onde é possível criar um lugar de contemplação ao mar.

© Pablo Casals - Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência AV / Cristián Romero Valente" [AV HOUSE / Cristián Romero Valente] 14 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881011/residencia-av-cristian-romero-valente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.