II Conferência do CAU/BR discutirá a atuação social dos arquitetos e urbanistas

A atuação social dos arquitetos e urbanistas será tema de debate na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil promoverá de 7 a 10 de outubro no Rio de Janeiro. O painel “Arquitetura e Urbanismo para Todos/Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social” reunirá como debatedores os arquitetos e urbanistas Demetre Anastassakis, Jorge Mário Jauregui e Gilson Paranhos, que têm se destacado pela qualidade de seus trabalhos com conjuntos habitacionais, urbanização de favelas, regularização fundiária e assistência técnica gratuita para reforma e construção de moradias populares.

O tema da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo é “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, e terá como lema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), o evento mundial é organizado pelo IAB com apoio do CAU e demais entidades de Arquitetura e Urbanismo do país.

Outro destaque da conferência são as palestras magnas a serem dadas pelos arquitetos e urbanistas Paulo Mendes da Rocha, Jaime Lerner e Índio da Costa. Mendes da Rocha ganhou o Prêmio Priztker (2006), a Medalha de Ouro do Instituto Real Britânico de Arquiteto (RIBA) e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2016). Jaime Lerner, ex-presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), fez de Curitiba referência nacional e internacional em planejamento urbano e mobilidade. Índio da Costa, autor do projeto de revitalização do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, recebeu vários prêmios, como a Comenda Oscar Niemeyer, outorgada pelo Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). 

As conclusões da Conferência têm caráter de recomendação ao CAU/BR e aos CAU/UF e ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento é gratuito e aberto a participação de todos os arquitetos e urbanistas e sociedade em geral.

O evento terá ainda mais três blocos distintos. Um dos blocos reúne quatro mesas redondas. Outro bloco, coordenado pelas comissões ordinárias e com a participação transversal das comissões especiais do CAU/BR, objetivará debater o percurso do CAU – da fundação aos desafios do futuro. O último, coordenado pelo Colégio das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU/BR) , discutirá o futuro do ensino e do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo. Com o tema “Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural”.

Veja a programação completa na página do CAU/BR.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "II Conferência do CAU/BR discutirá a atuação social dos arquitetos e urbanistas" 04 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880994/ii-conferencia-do-cau-br-discutira-a-atuacao-social-dos-arquitetos-e-urbanistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.