Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv

Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Skilpod, UAU collectiv; Skilpod, UAU collectiv
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Geert Van Hertum
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, Padouk, ROCKWOOL
© Geert Van Hertum

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Skilpod, fundada em 2013, é uma empresa belga de construção pré-fabricada em rápido crescimento, localizada em Geel, a Skilpod é especializada na produção de casas 3D pré-fabricadas em madeira CLT (Cross Laminated Timber).

© Geert Van Hertum

A Skilpod oferece soluções para todos os mais variados estilos de vida que vão desde casas de 30m² até 150m². O foco principal são as casas de pequeno porte (+ - 50m² em um módulo) para habitação social ou projetos de moradia coletiva. O público alvo principal são famílias de pais solteiros, pessoas mais velhas e inquilinos / compradores de primeira viagem. Os módulos podem ser conectados ou empilhados um em cima do outro para configurar blocos de apartamentos.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

O "#150 - zero energy Skilpod" é um dos maiores modelos que a empresa produz. O projeto foi feito pela UAU Collectiv, responsável pelo design completo da Skilpod. As casas são completamente pré-fabricadas nas fábricas em Geel, desmontadas e transportadas em apenas 3 peças até o destino final.

© Geert Van Hertum

A Skilpod instala a casa em até 3 meses após receber a autorização para construir. A montagem completa da casa dura cerca de 4 semanas.

Planta - Superior

Os módulos da Skilpod utilizam um um novo sistema de isolamento especial produzido pela Rockwool, chamado Redair (lã de rocha de alta densidade), especialmente projetado para o uso em construção de CLT. A Skilpod usou um sistema de fachada aberto e ventilado utilizando madeira Padouk, um tipo de madeira dura tropical, certificada pela FSC, um material de altíssima durabilidade, comparável até com as tradicionais fachadas de pedra.

© Geert Van Hertum

A construção maciça de madeira é ideal para impedir a entrada de calor no verão, e a lã de rocha para manter o calor interno no inverno.

© Geert Van Hertum

A fundação e o porão são feitos de concreto. A execução da fundação começa ao mesmo tempo em que se inicia a produção dos módulos, tudo de forma simultânea, otimizando o tempo de produção e construção.

© Geert Van Hertum

A parte posterior da casa é completamente voltada para o sul, então, para minimizar o ganho de calor com o sol do verão, foi utilizado um novo tipo de vidro de controle solar (Stopray da AGC) para manter o calor do lado de fora, mas sem impedir a entrada de luz natural. Desta forma, não são necessários elementos de sombreamento nas fachadas.

© Geert Van Hertum

A casa é aquecida pelo piso através de uma bomba de calor elétrica da Mitsubishi (Ecodan) que também serve para aquecer a água. O sistema de ventilação também é da Mitsubishi (Lossnay) e possui um sistema de recuperação de calor (sistema D). Devido à alta estanqueidade e a qualidade do isolamento, a casa pode ser aquecida com um aquecedor elétrico de cerca de 1 kw. Em combinação com a produção de energia através de painéis solares, a casa tem um balanço neutro em termos de consumo de energia.

© Geert Van Hertum

Como a área de estar está situada cerca de três metros acima do nível da rua, os habitantes têm uma excelente vista para o entorno, ainda que a vista da rua esteja bloqueada devido a esta diferença de altura. Na parte posterior, o jardim encontra-se implantado no mesmo nível do piso interno.

Corte
Corte

O jardim também é composto com grandes elementos pré-fabricados de concreto, com a mesma conceito de construção da casa, com especial atenção para instalação rápida e baixa manutenção.

© Geert Van Hertum

Uma das principais características no interior são as cortinas, que correm ao redor de toda a área de estar. Quando abertas, uma ampla área de convívio é criada com vistas abertas para a paisagem ao redor da casa, e quando fechadas elas separam os espaços de estar, jantar e jogos em diferentes áreas acolhedoras.

© Geert Van Hertum

Descrição do produto: A estrutura dos módulos é completamente feita de madeira CLT ou Cross Laminated Timber. As maiores placas utilizadas têm dimensões de 12m por 4m e 14cm de espessura. Elas são transportados da Alemanha com escolta policial.

Usamos diferentes tipos de espessura de acordo com a distância dos vãos da cobertura, paredes e piso, variando de 100mm (5 camadas) a 140mm (7 camadas)

Os principais motivos para a utilização da madeira CLT são os seguintes:

  • Resistência ao transporte e facilidade de içamento;
  • Estanqueidade: CLT com uma espessura de 10cm é considerada estanque (O N50 da casa é 0,55);
  • Alto grau de isolamento da madeira (sem pontes térmicas);
  • Regulação da húmidade interna;
  • Resistência ao fogo;
  • Madeira consome C02 ao invés de produzir.

Como os pisos estão encaixados dentro dos módulos, podemos construir vãos maiores se comparados às estruturas dos edifícios tradicionais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv" [Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv] 16 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880885/skilpod-number-150-zero-energy-skilpod-plus-uau-collectiv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.