O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Bélgica
  5. Skilpod
  6. 2016
  7. Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv

Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv

  • 11:00 - 16 Outubro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv
Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv, © Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

© Geert Van Hertum © Geert Van Hertum © Geert Van Hertum © Geert Van Hertum + 32

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Skilpod, fundada em 2013, é uma empresa belga de construção pré-fabricada em rápido crescimento, localizada em Geel, a Skilpod é especializada na produção de casas 3D pré-fabricadas em madeira CLT (Cross Laminated Timber).

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

A Skilpod oferece soluções para todos os mais variados estilos de vida que vão desde casas de 30m² até 150m². O foco principal são as casas de pequeno porte (+ - 50m² em um módulo) para habitação social ou projetos de moradia coletiva. O público alvo principal são famílias de pais solteiros, pessoas mais velhas e inquilinos / compradores de primeira viagem. Os módulos podem ser conectados ou empilhados um em cima do outro para configurar blocos de apartamentos.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

O "#150 - zero energy Skilpod" é um dos maiores modelos que a empresa produz. O projeto foi feito pela UAU Collectiv, responsável pelo design completo da Skilpod. As casas são completamente pré-fabricadas nas fábricas em Geel, desmontadas e transportadas em apenas 3 peças até o destino final.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

A Skilpod instala a casa em até 3 meses após receber a autorização para construir. A montagem completa da casa dura cerca de 4 semanas.

Planta - Superior
Planta - Superior

Os módulos da Skilpod utilizam um um novo sistema de isolamento especial produzido pela Rockwool, chamado Redair (lã de rocha de alta densidade), especialmente projetado para o uso em construção de CLT. A Skilpod usou um sistema de fachada aberto e ventilado utilizando madeira Padouk, um tipo de madeira dura tropical, certificada pela FSC, um material de altíssima durabilidade, comparável até com as tradicionais fachadas de pedra.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

A construção maciça de madeira é ideal para impedir a entrada de calor no verão, e a lã de rocha para manter o calor interno no inverno.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

A fundação e o porão são feitos de concreto. A execução da fundação começa ao mesmo tempo em que se inicia a produção dos módulos, tudo de forma simultânea, otimizando o tempo de produção e construção.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

A parte posterior da casa é completamente voltada para o sul, então, para minimizar o ganho de calor com o sol do verão, foi utilizado um novo tipo de vidro de controle solar (Stopray da AGC) para manter o calor do lado de fora, mas sem impedir a entrada de luz natural. Desta forma, não são necessários elementos de sombreamento nas fachadas.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

A casa é aquecida pelo piso através de uma bomba de calor elétrica da Mitsubishi (Ecodan) que também serve para aquecer a água. O sistema de ventilação também é da Mitsubishi (Lossnay) e possui um sistema de recuperação de calor (sistema D). Devido à alta estanqueidade e a qualidade do isolamento, a casa pode ser aquecida com um aquecedor elétrico de cerca de 1 kw. Em combinação com a produção de energia através de painéis solares, a casa tem um balanço neutro em termos de consumo de energia.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

Como a área de estar está situada cerca de três metros acima do nível da rua, os habitantes têm uma excelente vista para o entorno, ainda que a vista da rua esteja bloqueada devido a esta diferença de altura. Na parte posterior, o jardim encontra-se implantado no mesmo nível do piso interno.

Corte
Corte
Corte
Corte

O jardim também é composto com grandes elementos pré-fabricados de concreto, com a mesma conceito de construção da casa, com especial atenção para instalação rápida e baixa manutenção.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

Uma das principais características no interior são as cortinas, que correm ao redor de toda a área de estar. Quando abertas, uma ampla área de convívio é criada com vistas abertas para a paisagem ao redor da casa, e quando fechadas elas separam os espaços de estar, jantar e jogos em diferentes áreas acolhedoras.

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

Descrição do produto: A estrutura dos módulos é completamente feita de madeira CLT ou Cross Laminated Timber. As maiores placas utilizadas têm dimensões de 12m por 4m e 14cm de espessura. Elas são transportados da Alemanha com escolta policial.

Usamos diferentes tipos de espessura de acordo com a distância dos vãos da cobertura, paredes e piso, variando de 100mm (5 camadas) a 140mm (7 camadas)

Os principais motivos para a utilização da madeira CLT são os seguintes:

  • Resistência ao transporte e facilidade de içamento;
  • Estanqueidade: CLT com uma espessura de 10cm é considerada estanque (O N50 da casa é 0,55);
  • Alto grau de isolamento da madeira (sem pontes térmicas);
  • Regulação da húmidade interna;
  • Resistência ao fogo;
  • Madeira consome C02 ao invés de produzir.

Como os pisos estão encaixados dentro dos módulos, podemos construir vãos maiores se comparados às estruturas dos edifícios tradicionais.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Skilpod
Escritório
UAU collectiv
Escritório
Cita: "Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv" [Skilpod #150 Zero Energy / Skilpod + UAU Collectiv] 16 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880885/skilpod-number-150-zero-energy-skilpod-plus-uau-collectiv> ISSN 0719-8906