O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Irã
  5. Tachra Design
  6. 2016
  7. Woof Shadow / Tachra Design

Woof Shadow / Tachra Design

  • 13:00 - 10 Outubro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Woof Shadow / Tachra Design
Woof Shadow  / Tachra Design, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

© Monireh Tafreshi       © Parham Taghioff © Parham Taghioff © Monireh Tafreshi       + 55

  • Equipe de projeto

    Faezeh Hadian, Iman Derakhshan
  • Detalhamento

    Shabnam Rezaie
  • Projeto estrutural

    Amir Sherafatmand, Siavash Karimi
  • Consultoria Elétrica e Mecânica

    Mahar Sazeh Pouyesh
  • Construção

    Tachra Design
  • Supervisão

    Reza Alavinejad, Mohsen Alavinejad, Faezeh Hadian
  • Apresentação

    Shabnam Rezaie
  • Mais informações Menos informações
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Processo de projeto

O edifício "Woof Shadow" é um edifício de 5 pavimentos com 10 apartamentos, localizado em numa área de classe média em Teerã. Nossos principais desafios neste projeto foram as restrições existente quanto a efetiva aplicação das ideias conceituais além do detalhamento necessário em decorrência do desenvolvimento do projeto de estruturas. No entanto, ao longo do processo de projeto foi estabelecido um equilíbrio entre as demandas do cliente, as nossas  principais ideias de projeto e a participação na construção, que ocasionou algumas mudanças com o desenvolvimento do projeto. Finalmente, o edifício foi construído. O projeto procura a continuidade através das linhas que compõem o edifício.

Diagrama
Diagrama
Diagrama
Diagrama
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

A importância atual do valor da terra fez com que reduzíssemos o número de varandas. Para preencher este vácuo, introduzimos uma terceira dimensão na fachada, criando uma superfície com profundidade quando vista da rua.

Ao projetar a fachada, a superfície deveria ser contínua e sem cortes, como em um origami. Assim propusemos uma fachada tri-dimensional a partir de dobras em uma superfície bi-dimensional. Este volume proporcionou a criação de uma nova textura externa para o edifício, um layout criativo da fachada com pequenos pixels de sombra, entretanto, sem ocasionar um aumento significativo no volume da obra. Criam-se elementos de "luz e sombra" que transformam a fachada em uma estrutura na qual, as sombras sobrepostas constroem a própria textura. Escolhemos o tijolo, um material barato, como elemento principal da composição da fachada, como um pixel que se encaixa no projeto e ainda se configura como um tradicional edifício de tijolos.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff
Diagrama
Diagrama

Visão

Quanto à vista a partir do edifício, a poluição visual era maior nos pavimentos intermediários; assim, nós procuramos uma compacidade maior dos pontos e nós principais em determinadas áreas, expandindo o plano através desta geometria mais compacta, gerando uma forma compatível para cada pavimento. Este invólucro conecta-se com o espaço interno, filtrando a luz e a poluição visual além de proporcionar privacidade. Para favorecer a incidência de luz natural, a pesar do sombreamento massivo causado pela fachada de tijolos, trabalhamos com mudanças no tamanho das aberturas.

Os enquadramentos das aberturas são características únicas do edifício, pois fornecem vários pontos de vistas da cidade para os moradores.

Uma área verde foi projetada no afastamento da fachada sul, proporcionando sombra e beleza natural.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff
Diagrama
Diagrama

Construção da fachada

Devido à complexidade do projeto, ensinamos os pedreiros a construir através de modelos e geometrias experimentais utilizados antes da execução do edifício. Os tijolos foram fixados utilizando cabos de aço. Este projeto se distingue de outros projetos semelhantes que assentam tijolos à seco, em alguns casos, os tijolos são costurados de forma intervalada na estrutura principal. O problema de sobrecarga foi resolvido distribuindo-a entre os pavimentos do edifício.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Tachra Design
Escritório
Cita: "Woof Shadow / Tachra Design" [Woof Shadow / Tachra Design] 10 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880764/woof-shadow-tachra-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.