Residência Simples / Moon Hoon

Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 2 de 57Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 6 de 57Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 7 de 57Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 1 de 57Residência Simples / Moon Hoon - Mais Imagens+ 52

Jeju-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Moon Hoon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  206
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Moon Hoon
  • Equipe De Projeto: Kim jaekwan, Kim haeree, Park jeonguk, Song giwon, Tomasz Kisilewicz
  • Estrutura: RC
  • Cliente: JJ
  • área Do Terreno: 714m2
  • área Construída: 133.48 m2
  • Área Bruta: 206.40 m2
  • Escopo De Construção: 3F
  • Altura: 11.05m
  • Porcentagem área Construída: 18.70%
  • Taxa De Ocupação: 28.90%
  • Cidade: Jeju-si
Mais informaçõesMenos informações
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 5 de 57
© Moon Hoon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O clima é inóspito, domina a vida na ilha de Jeju. Frequentemente há muito vento e as condições climáticas mudam instantaneamente. As rochas basálticas e as colinas estão por todas as partes, demarcando os campos e as casas e criando o cenário. A ilha é quase exótica entre os coreanos, o clima e a vegetação remetem aos trópicos. Antigamente, era o lar de muitos exilados do continente. O tempo flui bastante diferente aqui. É ele quem manda. 

Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 7 de 57
© Moon Hoon

O estilo de vida secreto do cliente é presumido e imaginado pelo arquiteto. Dessa forma, um bunker, que é como um lar atrincheirado na terra, com um átrio no centro, foi o primeiro plano apresentado. A abertura horizontal, como da Villa Savoye, cortou a casa pela metade, uma submergida, outra flutuante. A leveza do pesado é uma aspiração para reter a ideia da anti-gravidade. A humilde cobertura baixa e curvada, homenageia as casas tradicionais da ilha. Porém, muitas vezes, um projeto bem desenhado é abandonado devido as repetidas mudanças de humor dos clientes. Esse foi outro caso desses. 

Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 19 de 57
© Moon Hoon
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 50 de 57
Corte Transversal
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 29 de 57
© Moon Hoon
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 6 de 57
© Moon Hoon

A forma final é uma antítese completa do primeiro desenho. O projeto inicial de um pavimento foi desenterrado e colocado verticalmente. A mudança na dimensão provocou um espaço linear empilhado um acima do outro, proporcionando três pavimentos com uma abertura justo no meio do segundo pavimento. As residências agora desfrutam de uma presença imponente, porém, necessitavam algo mais para conferir-lhes um caráter distinto. Então, o vento e a forte chuva começaram a romper os andares e lentamente, a rotação da residência de três pavimentos surgiu. O forte vento trouxe ansiedade, algo deveria ser feito, por isso, foram criadas as estruturas vinculantes desde os pontos finais a outras extremidades. 

Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 3 de 57
© Moon Hoon
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 2 de 57
© Moon Hoon
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 51 de 57
Corte Transversal
Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 13 de 57
© Moon Hoon

A rotação trouxe muitos pontos de vista aos espaços de estar. Também trouxe luz as muitas galerias grandes onde poderiam ser acomodadas diferentes funções ao ar livre. Finalmente, cumpre-se o desejo do cliente e, portanto, o arquiteto também fica satisfeito porque esteve nas duas extremidades de qualidades e experiências espaciais. 

Residência Simples / Moon Hoon - Imagem 16 de 57
© Moon Hoon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Simples / Moon Hoon" [Simple House / Moon Hoon] 21 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880743/residencia-simples-moon-hoon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.