O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Reino Unido
  5. Alison Brooks Architects
  6. 2016
  7. O Sorriso / Alison Brooks Architects

O Sorriso / Alison Brooks Architects

  • 05:00 - 5 Outubro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
O Sorriso / Alison Brooks Architects
O Sorriso / Alison Brooks Architects, © Alison Brooks
© Alison Brooks

© AHEC © AHEC © Guy Bell © AHEC + 42

© Guy Bell
© Guy Bell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alison Brooks Architects colaboraram com Conselho de Exportação de Madeiras da América (AHEC), Arup e o London Design Festival para apresentar uma estrutura de madeira laminada montada no Colégio de Artes da Chelsea Rootstein Hopkins Parade Ground desde 17 de setembro até 12 e outubro. 

© Paul Riddle
© Paul Riddle

"The Smile" é um dos projetos emblemáticos do festival e pode ser habitado e explorado pelo público. A espetacular estrutura tubular de madeira curva mede 3,5 metros de altura, 4,5 metros de largura e 34 metros de comprimento e é efetivamente uma viga curvada em ambos extremos.

Ao apresentar o potencial estrutural e espacial da madeira laminada em cruz, o conceito de Alison Brooks é o primeiro "mega tubo" feito com painéis de madeira de construção. 

Fachadas
Fachadas

Sobre a madeira laminada cruzada

A madeira laminada cruzada (CLT) é um elemento de engenharia que pode ser utilizado para fazer paredes e pisos inteiros de edifícios. Possui uma construção com as fibras de madeira rotacionadas em ângulo reto em cada camada sucessiva, criando um painel com igual resistência em ambas direções, como a madeira compensada.

A CLT é mais forte que o concreto e também pode ser mecanizada a tolerâncias incrivelmente altas. Isso a torna ideal para a pré-fabricação e montagem rápida, reduzindo os tempos de construção em até 30%. A CLT é composta, geralmente, por uma madeira branca chamada abeto.

Junto com Arup, AHEC iniciou um processo de experimentação com CLT de tulipwood de rápido crescimento cultivadas na América do Norte. Os testes demostraram que essa madeira é consideravelmente mais forte que o abeto e também tem um aspecto superior.

© Paul Riddle
© Paul Riddle
Corte
Corte
© Alison Brooks
© Alison Brooks

Este é o primeiro projeto no mundo com o uso de painéis de madeira dura de CLT, de fato, toda estrutura é composta por 12 enormes painéis, cada um de até 14 metros de largura e 4,5 metros de comprimento. A fabricação destes painéis em uma fábrica de produção real de CLT foi um importante passo para mostrar como o material pode ser utilizado para projetos comerciais. 

© Alison Brooks
© Alison Brooks
Fachada
Fachada

© Paul Riddle
© Paul Riddle

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Sorriso / Alison Brooks Architects" [The Smile / Alison Brooks Architects] 05 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880641/o-sorriso-alison-brooks-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.