O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Canadá
  5. Batay-Csorba Architects
  6. 2016
  7. Duplex Duplo / Batay-Csorba Architects

Duplex Duplo / Batay-Csorba Architects

  • 13:00 - 9 Outubro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Duplex Duplo / Batay-Csorba Architects
Duplex Duplo / Batay-Csorba Architects, © Doublespace Photography
© Doublespace Photography

© Doublespace Photography  © Doublespace Photography  © Doublespace Photography  © Doublespace Photography  + 20

© Doublespace Photography
© Doublespace Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Double Duplex está localizado na Avenida Melbourne, no bairro de Parkdale em Toronto, famoso por suas mansões centenárias em estilos Vitorianos, Bay e Gable. O terreno existente, de largura dupla, foi dividido em duas propriedades, para cada uma delas foi projetado um duplex de quatro pavimentos, duas unidades de dois pavimentos com um total de 325 metros quadrados,

Isométrica
Isométrica

O Duplex Duplo presta homenagem à seu entorno construído e à beleza de suas construções mais tradicionais, primeiramente abstraindo e reinterpretando o uso das tipologias Bay e Gable e, em um segundo momento, traduzindo o conceito de construção artesanal do século 19 através de um brise soleil moderno de pé-direito duplo na fachada. Construído em madeira macia tratada termicamente, o brise soleil protege as varandas frontal e posterior, proporcionando privacidade e criando uma fachada dinâmica na escala do bairro, filtrando a luz natural para o interior durante o dia e iluminando o exterior durante a noite.

Isométrica
Isométrica

O dinamismo da fachada também ajuda a criar uma relação entre o edifício e o contexto urbano imediato, o que foi de suma importância para o projeto. Uma fachada moderna e estática, poderia não se adaptar ao contexto histórico bastante ornamentado. Por isso, a ideia foi envolver as pessoas na rua com o edifício, seja através da materialidade ou da profundidade espacial da fachada, funcionando como uma grande instalação artística - as peças do brise soleil foram anguladas para receber a luz de formas diferentes em diferentes horas do dia, gerando uma variedade de imagens à medida que as pessoas passam. Algo parecido com os animais que vemos nas nuvens, passamos horas descobrindo novas formas como crianças, a fachada evoca associações figurativas soltas e variáveis, que tendem sempre a ter um significado afetivo, proporcionando aos espectadores uma associação livre que se define e se altera a cada momento.

© Doublespace Photography
© Doublespace Photography

Além desta resposta ao contexto urbano, o projeto também apresenta estratégias para uma relação mais dinâmica entre espaços interiores e exteriores no típico lote estreito e profundo de Toronto. Cada residência duplex consiste em uma unidade inferior de dois andares e uma unidade superior também de dois andares. A unidade inferior se revela nas fachadas frontais e posteriores como um volume de pé direito duplo que flui para os pátios enterrados, maximizando a luz natural e transgredindo o estereótipo porão, escuro e esquecido. Na unidade superior, o espaço de convívio é organizado em torno de um átrio também de pé-direito duplo que permite a incidência de luz e ventilação natural no centro da unidade, auxiliada pela varanda aberta de frente para a rua.

© Doublespace Photography
© Doublespace Photography

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Duplex Duplo / Batay-Csorba Architects" [Double Duplex / Batay-Csorba Architects] 09 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880615/duplex-duplo-batay-csorba-architects> ISSN 0719-8906