O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Eureka
  6. 2015
  7. Na Esquina / Eureka + MARU。architecture

Na Esquina / Eureka + MARU。architecture

  • 17:00 - 30 Setembro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Na Esquina / Eureka + MARU。architecture
Na Esquina / Eureka + MARU。architecture, © Ookura Hideki
© Ookura Hideki
  • Estrutura

    Nakahata Atsuhiro
  • Meio Ambiente

    Hori Eisuke
  • Construção Geral

    TH-1
  • Eureka

    Inagaki Junya, Sano Satoshi, Hori Eisuke
  • Maru。Architecture

    Yohei Takano, Sachiko Morita
  • Arquitetos

    Emi Sano (ex-funcionário), Hikaru Takei (ex-funcionário), Kazunori Yamaguchi (ex-funcionário), Tomonori Kajita (ex-funcionário), Naoki Inomata, Kyohei Takahashi (ex-funcionário)
  • Cliente

    Katsuhiro Honda
© Ookura Hideki
© Ookura Hideki

Uma paisagem de espaços de estar entrelaçados

O projeto de um edifício de apartamentos com 7 unidades em uma esquina de um bairro residencial suburbano visa criar uma paisagem de diversos espaços de estar, os quais surgem de cada espaço externo, posicionados aleatoriamente por toda edificação.

© Ookura Hideki
© Ookura Hideki
Implantação + Planta 1º Pavimento
Implantação + Planta 1º Pavimento

Ambientes configurados como uma composição de três dimensões

A utilização de uma estrutura de aço permitiu criar maiores volumes nos andares superiores, deixando uma área de pilotis contínua que se relaciona com a rua. Buscou-se a criação de um espaço público para o bairro residencial aproveitando os dois lados do terreno que se conectam com a rua. Para compensar a perda de área ao não utilizar o piso térreo, o edifício foi feito parcialmente mais alto. Portanto, foi necessário encontrar uma saída para a regulação rigorosa de gabarito. Tivemos a ideia de calcular o volume a partir do fator de céu visível, para aumentar a altura do edifício sem bloquear a luz do sol ou o vento predominante do entorno. Isso, portanto, gerou uma forma bastante irregular do edifício, com um terraço ao ar livre na cobertura e pilotis na esquina. Em contraste com a fachada metálica que reflete o céu, cada um desses espaços externos é pintado de vermelho e apresentam um sistema em L para aproveitamento do vento; o típico sistema regional foi apropriado espacialmente e ambientalmente na arquitetura.

© Ookura Hideki
© Ookura Hideki

Elemento em L traz o vento para dentro

O elemento em L que se projeta da edificação faz a transição do interior para o exterior e direciona o vento do exterior para dentro da sala. Além disso, verificamos, a partir de simulação CFD (Computational Fluid Dynamics), a trajetória do vento dentro dos ambientes e fizemos os ajustes necessários com varandas e janelas de correr. 

© Ookura Hideki
© Ookura Hideki
Diagrama
Diagrama
© Ookura Hideki
© Ookura Hideki

Um "comum" inovador que gera um anonimato do espaço

Os pilotis, as varandas e as escadas cruzam tanto os espaços dos residentes quanto dos visitantes e transeuntes. A complexidade das escadas se cruzando e se juntando em três dimensões, e suas bases na área de pilotis criam, experimentalmente, uma ambiguidade entre espaços privados e públicos e um anonimato dos espaços abertos. A delimitação do território de cada um se torna  difusa, criando espaços temporários comuns, se não permanentes, que pertencem a todos e ao mesmo tempo não pertencem a ninguém.

© Ookura Hideki
© Ookura Hideki
Diagrama
Diagrama
© Ookura Hideki
© Ookura Hideki

Arquitetura como um fenômeno do comportamento coletivo

Detalhes como os corrimãos das varandas, os beirais e os patamares das escadas são concebidos como locais onde os estilos de vida dos moradores se materializam. Além disso, os espaços abertos são projetados para possibilitar a existência de quiosques ou cafés no futuro. A interação dos moradores com o ambiente altera continuamente o estado dos espaços de estar. Ao sobrepor o conjunto desses espaços de convívio do edifício, surge uma paisagem única no cruzamento de um bairro residencial com um espaço público.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Na Esquina / Eureka + MARU。architecture" [Around the Corner Grain / Eureka + MARU。architecture] 30 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880595/na-esquina-eureka-plus-maru-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.