Pavilhão Sun Room / Donn Holohan - The University of Hong Kong

Pavilhão Sun Room / Donn Holohan - The University of Hong Kong - Mais Imagens+ 18

  • Construtora: Peitian Community Craftsmen
  • Fundação: the Gallant Ho Experiential Learning Fund, HKU
  • Custo: 10591,70 USD
  • Equipe De Projeto: Elspeth Lee, Jiang Hejia (Líder da Equipe), HKU Architecture Students
  • Cidade: Quanzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de HKU

Sun Room é uma cobertura de bambu feita in-situ que explora o potencial do desenho digital e as técnicas de fabricação para fortalecer o artesanato tradicional. 

Cortesia de HKU

A malha de bambu é um método sustentável e culturalmente significativo de construção na China, mas devido sua complexidade e dependência de mão-de-obra qualificada, está em decadência. O projeto buscou aplicar metodologias de desenho digital para quebrar com a complexidade desta arte antiga, explorando simultaneamente seu potencial na escala arquitetônica e sua acessibilidade como uma metodologia construtiva alternativa para a população local. Durante o transcurso do projeto, estudantes da Universidade de Hong Kong e a população local trabalharam com o último tecelão de bambu em Peitian para aprender, adaptar e evoluir no processo tradicional.

Desenhos

O povoado de Peitian foi objeto de estudo durante muitos anos pela UHK, com a ideia inicial de resolver o problema de reconstrução e desenvolvimento da cidade. Ao longo do estudo, compreendeu-se que não somente havia urgência na regeneração das cidades mas também com a decadência das artes, ofícios tradicionais e a perda significativa do patrimônio cultural que representa. 

Cortesia de HKU
Desenhos
Cortesia de HKU

A gênese do projeto centra-se em reviver a tipologia "Tea House" única em Peitian. Essas estruturas de terra e madeira, incrustadas na paisagem, atuam como refúgio para os agricultores locais, lugares de encontro, lojas e pequenos ateliês. Historicamente, esses pavilhões foram usados por artesãos para demostrar suas habilidades ou provar novos métodos de construção. Atualmente, essas estruturas foram substituídas, em sua maior parte, por dependências genéricas de concreto e tijolo.

Cortesia de HKU

Sun Room é um espaço comunitário que proporciona um respiro aos habitantes que trabalham na terra na época da colheita. A forma e a localização do refúgio foram levadas em consideração para maximizar a ventilação e proteger as vistas que são uma característica importante da paisagem. 

Cortesia de HKU

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Peitian, Anxi, Quanzhou, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Sun Room / Donn Holohan - The University of Hong Kong" [Sun Room Pavilion / Donn Holohan - The University of Hong Kong] 05 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880553/pavilhao-sun-room-donn-holohan-the-university-of-hong-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.