Residencial N1 / Studio Simovic

Residencial N1 / Studio Simovic - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Studio Simovic; Studio Simovic
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  441
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Relja Ivanić
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fundermax, Sunce Marinkovic, Tara Parquet
  • Engenheiros Civis: Dragan Veljkovic, Milan Pavlovic
  • Engenheiro Elétrico: Snezana Petrovic
  • Engenheiro Hidráulico: Vladislav Milovanovic
  • Engenheiro Mecânico: Vladimir Zaljevski
  • Arquitetos Responsáveis: Petar e Marija Simovic
  • Cidade: Kragujevac
  • País: Sérvia
Mais informaçõesMenos informações
© Relja Ivanić

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Residencial N1 na rua Nemanjina 1, de Kragujevac (Sérvia) localiza-se no núcleo da cidade, em um lote estreito que é bastante representativo de um entorno urbano caótico herdado do passado.

© Relja Ivanić

O projeto foi criado sem levar em conta o contexto mais estreito da rua, por que o próprio contexto desapareceu com o tempo, em um sentido que implica a relação entre a estrutura e a rua, a cidade, os passantes e, em última instância, os usuários. O contexto da arquitetura secular de uma única família, carente de características próprias de estilo e com uma relação indefinida com a urbanidade, transformou-se em uma carga que não deixa outra opção a ser negada, enquanto que, por outro lado, os objetos com certa arquitetura estética dos anos 1920 e 30 que foram feitos para usuários mais ricos, ainda permanecem como reminiscências melancólicas do passado. Uma parte da rua também foi ocupada por um edifício multifamiliar construído nos últimos 10 anos, o que é um exemplo representativo de construção para uso no mercado.

Planta - Primeiro Pavimento
© Relja Ivanić

O Residencial N1 foi projetado inicialmente com um térreo aberto para espaços verdes e estacionamento, mas, conforme as limitações burocráticas se interpõem, a propriedade foi "fundida", mantendo todas as características morfológicas imaginadas no lote com uma testada de aproximadamente 7 metros. Assim, o desenho de projeto mexeu na entrada do edifício, assim como no espaço do estacionamento, criando um subsolo. A vegetação foi compensada com um jardim para o qual os apartamentos no térreo tem saída, assim como dois jardins na cobertura destinados aos dois apartamentos duplex.

© Relja Ivanić

Devido à forma do edifício, que se define como um conjunto enfileirado de residências, ele se comunica com a rua apenas através da fachada. Para proteger a fachada de outras deformações e intervenções de seus usuários, que é uma prática muito comum nos últimos tempos, a estratégia foi não utilizar varandas, e ventilar a fachada, de material HPL, que transformou-se no material utilizado para resolver o sombreamento dos apartamentos, assim, obteve-se uma fachada precisa e "não-contextual".

A fachada do pátio posterior, por sua vez, recebeu um tratamento de modo a torná-la discreta em comparação com o interior caótico do bloco urbano, e sua forma não sugere uma residência multifamiliar.

© Relja Ivanić

A adaptação discreta ao contexto entre os edifícios arquitetônicos do período entre-guerras (1920-1930), que apenas se considera no âmbito ambiental, não é chamativo à primeira vista, e se reflete nas aberturas limpas e na porta de entrada restaurada de uma residência unifamiliar que existia previamente no lote.

© Relja Ivanić

Em um sentido tipológico, o edifício consta de dois apartamentos de dois dormitórios e dois apartamentos duplex com coberturas verdes que oferecem uma vista do centro da cidade.

Corte

Deu-se uma especial atenção à construção de concreto armado com uma luz natural que sobe a cerca de 7,5 metros, devido à forma trapezoidal do lote. Isso proporcionou aos futuros usuários a oportunidade de organizar suas unidades residenciais como queiram, com total liberdade, sem limitações de construção no que refere-se a pilares ou paredes estruturais dentro dos apartamentos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nemanjina, Kragujevac, Sérvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residencial N1 / Studio Simovic" [N1 Housing / Studio Simovic] 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880538/residencial-n1-studio-simovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.