O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Taiwan
  5. CJ Studio
  6. 2016
  7. Casa Fluida / CJ Studio

Casa Fluida / CJ Studio

  • 11:00 - 30 Setembro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa Fluida / CJ Studio
Casa Fluida / CJ Studio, © Kuo-Min Lee
© Kuo-Min Lee

© Kuo-Min Lee © Kuo-Min Lee © Kuo-Min Lee © Kuo-Min Lee + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Distrito Songshan, Taipei, Taiwan
  • Arquiteto Responsável

    Shi-Chieh Lu
  • Equipe de Projeto

    Chu-Wei Ke, Yi-Ju Chen, Ming-Che Chuang
  • Área

    122 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Kuo-Min Lee
© Kuo-Min Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao entrar na casa, facilmente é possível perceber sua fluidez à primeira vista.  Apresenta uma continuidade no nível do forro, mas é separada por divisórias individuais no nível do piso. O forro é composto por várias superfícies curvas, cujas emendas deixam implícitas as atividades que acontecem embaixo. Dois conjuntos de divisórias com diferentes ângulos delineiam a área de estar como um polígono que explicitamente aponta para diferentes direções. Além disso, a divisória separa a casa em duas partes: a pública e a privada. A primeira caracteriza-se pela presença de ângulos oblíquos e a segunda por linhas ortogonais para distinguir as qualidades espaciais entre elas. Além disso, os materiais compõem uma atmosfera tranquila, acentuando apenas certos elementos-chave. O tom básico é determinado pelo teto branco e pelo piso de pandomo, para que tais elementos cruciais possam exibir suas belas texturas e cores originais, como a mesa de madeira de carvalho e o balcão de mármore carrara, orquestrando o fluxo do espaço.

Planta 1
Planta 1

Um home cinema e um mini bar na área de estar agregam mais entretenimento às atividades sociais. Dentre os equipamentos necessários há um projetor e um refrigerador de vinho, ambos integrados no espaço; o primeiro embutido num armário branco simples, e o segundo dentro de uma bancada, para que a experiência visual seja mais limpa e o espaço se mantenha simples. Para diferenciar as distintas funções uma das outras, o balcão apresenta diferentes alturas. Para conseguir isso, objetos de diferentes materiais são empilhados para formar um mobiliário semelhante a uma escultura. No mesmo sentido, as luminárias e as grelhas de ar condicionado estão embutidas no forro e a sapateira e os equipamentos de áudio estão integrados na divisória. Assim, o mobiliário não é mais independente, mas se funde no espaço; e o espaço é transformado em um conjunto de múltiplas funções.

© Kuo-Min Lee
© Kuo-Min Lee

Na área privada há um quarto, um banheiro e um closet. O espaço aqui ainda enfatiza a continuidade, mas em uma ordem ortogonal. O forro apresenta um movimento para cima e para baixo com as várias alturas distribuindo diferentes atividades. A banheira se separa do banheiro e está localizada no meio do espaço, desviando a circulação ao seu redor. O closet é cercado por vidro cinza, que gera transparência ou reflexão com base na luz disponível no ambiente. Novamente, a pia é separada do banheiro, colocada numa bancada adjacente à parede. Semelhante à abordagem anterior, os elementos triviais como a torneira, a pia e a gaveta são dispostos para atuar como uma obra de arte, exaltando sua geometria e textura na composição.

© Kuo-Min Lee
© Kuo-Min Lee

A casa não é enorme, mas satisfaz as necessidades essenciais do proprietário, criando um espaço flexível para várias atividades durante uma estadia relativamente curta. Lazer e trabalho são combinados na área de estar e contidos dentro da casa sem estar claramente separados. As áreas multifuncionais são alocadas em um ambiente fluido e organizado de acordo com as necessidades do proprietário. Eventualmente, não é apenas uma suíte de hotel, mas também uma verdadeira casa na mente de um viajante.

© Kuo-Min Lee
© Kuo-Min Lee

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Casa Fluida / CJ Studio" [Fluid House / CJ Studio] 30 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880460/casa-fluida-cj-studio> ISSN 0719-8906