Residência Nano / Punto Arquitectónico + ARCICONSTRU

Residência Nano / Punto Arquitectónico + ARCICONSTRU - Mais Imagens+ 22

Mérida, México
  • Arquitetos: ARCICONSTRU, Punto Arquitectónico; Punto Arquitectónico, ARCICONSTRU
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  570
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Canterland, Cemex, Unserhaus
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Nano é concebida como um espaço de abrigo e descanso para uma família de quatro integrantes. O projeto é dividido em duas etapas, correspondentes a compra dos dois terrenos. A volumetria da casa evolui de acordo com a orientação de cada espaço, favorecendo a captação de ventilação e luz natural.

© Tamara Uribe
Planta - Inferior
© Tamara Uribe

Na primeira etapa, o projeto da residência se desenvolve em torno de um pátio central no qual convergem todos os espaços. O primeiro volume é conformado pela área social, um cômodo de pé-direito duplo que abriga o hall, sala de estar e jantar, relacionados diretamente com o terraço que forma parte do espaço do pátio central. Volumetricamente, a área social é conformada por um prisma elevado que a contem e é projetada no segundo terreno, enfatizando a vista ao jardim lateral. No seu interior, uma sequência de lajes escalonadas acentua os limites de cada espaço e gera entradas de luz zenital. Como proteção da insolação direta, surge um muro cortina em balanço com base de pedra; o qual flutua sobre um pequeno jardim adjacente à sala de estar e jantar. 

© Tamara Uribe

Precedendo a zona social, encontra-se a praça de acesso de pedestres e veículos junto com a garagem.

Cortes

O projeto se desenvolve na periferia do primeiro terreno, com um pátio central, o espaço lateral abriga a área semi-pública: cozinha, sala de tv com acesso direto ao terraço e chega até o volume posterior, este último, abriga os dormitórios dos filhos na parte mais retirada e o dormitório principal, o qual interage diretamente com o pátio central através de uma janela. O projeto é limitado pela piscina que serve como volume separador e cria um marco visual em relação ao lote adjacente. 

© Tamara Uribe

O segundo terreno é aproveitado para criar áreas verdes adicionais à casa, no extremo mais afastado da residência, de maneira independente, está o bar, um pavilhão de volumetria limpa com vista para a fachada lateral da residência. 

© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Nano / Punto Arquitectónico + ARCICONSTRU" [Casa Nano / Punto Arquitectónico + ARCICONSTRU] 04 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880364/residencia-nano-punto-arquitectonico-plus-arciconstru> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.