Edifício Tucumán / Garnerone + Ramos Arq

Edifício Tucumán  / Garnerone + Ramos Arq - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Garnerone + Ramos Arq; Garnerone + Ramos Arq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Walter Salcedo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aceros COCO, Bureu, Hormigones Ricci
  • Colaboradores: Fidela Antelo, Ignacio Degani, Mauricio Bartocci
  • Estrutura: Eduardo García
  • Construtora: M.E.F Terminaciones
  • Encanamento: Rossetti Sanitarios
  • Arquitetos Encarregados: Garnerone Nicolás, Ramos Martín
  • Cidade: Rosario
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Walter Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Tucumán está localizado no distrito de Pichincha, a quatro quadras do Boulevard Oroño e a cinco quadras da frente costeira do Rio Paraná. Construído em um lote de 10 por 17,5 metros, o edifício tem 13 metros de altura, o máximo permitido pela legislação urbana de Rosario. Esse regulamento foi estabelecido para a área delimitada por um plano especial desenvolvido para o distrito de Pichincha, o "Plano Especial Bairro Pichncha", que se aplica à maioria das quadras na região.

Axonométrica
© Walter Salcedo
Detalhe - Varanda

Para respeitar a morfologia da quadra (onde há apenas uma edificação com varandas avançando sobre a linha construída), partimos da ideia de gerar um plano que desse continuidade a tal condição. Assim, criamos os espaços semi-cobertos das unidades para dentro do lote.

© Walter Salcedo

O material escolhido para criar a pele do edifício foi o bloco de concreto. Esses foram mantidos aparentes, da forma como chegam para a obra, para deixar à vista suas características. A proporção desse bloco serviu como elemento para "perfurar" o plano e gerar um movimento sobre toda a largura do edifício. Completamos a materialidade com concreto aparente na cobertura e elementos metálicos para os caixilhos.

© Walter Salcedo

Para gerar um vínculo com o espaço de pedestres, liberamos as visuais, tanto no térreo, quanto na entrada, com planos envidraçados e portões metálicos na garagem. A materialidade da calçada entra na garagem para acentuar essa conexão.

Parede + Escada

Destacamos também a escada, materializando-a com uma chapa dobrada e gerando ingresso de luz através da subtração de alguns blocos sobre o fechamento da contra fachada. Assim, possibilitamos a entrada de luz em todo o espaço comum do edifício, além de estabelecermos um vínculo entre o que é interno e o que é externo.

© Walter Salcedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rosario, Província de Santa Fé, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Tucumán / Garnerone + Ramos Arq" [Edificio Tucumán / Garnerone + Ramos Arq] 01 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880335/edificio-tucuman-garnerone-plus-ramos-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.