Exposição Coletiva Diagrama Contracondutas

Exposição Coletiva Diagrama Contracondutas

O projeto Contracondutas realiza exposição-esquema de suas diversas ações político-pedagógicas relacionadas ao tema do trabalho análogo a escravo e seus desdobramentos, realizadas no último ano, em São Carlos, de 21 de setembro a 20 de outubro. Evento de abertura acontece em 20 de setembro.

Na exposição, instalada no Centro Cultural USP São Carlos, a artista visual Raquel Garbelotti exibe uma vídeo-instalação com dois filmes feitos em estúdio a partir da simulação da circunvolução solar em volta da maquete de uma das casas onde foram encontrados trabalhadores em condições análogas a escravo nas imediações do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. O resultado evidencia as condições insalubres de moradia a que eram submetidos os trabalhadores. O Coletivo 308, por sua vez, amplia o alcance do “Projeto Labor”, realizado originalmente em Guarulhos, com a exibição de duas instalações “site specific” com objetos feitos em barro e gesso. O NEC/IAU-USP de São Carlos apresenta trabalhos coletivos em que confere visualidade às relações de trabalho e econômicas que atravessam a dinâmica aeroportuária, com foco na construção do T3 de Cumbica, além de um conjunto de diagramas que atenta para os diversos atores envolvidos em grandes canteiros de obras.

O Coletivo Metade, formado por Ana Tranchesi e Isabella Beneducci Assad, realizou pesquisa de campo na municipalidade de Petrolândia, em Pernambuco, de onde grande parte dos trabalhadores do Terminal 3 veio, aliciada por atravessadores. A pesquisa se transforma em tótens com áudios das declarações de trabalhadores. Vânia Medeiros, por fim, exibe uma série de desenhos feitos por trabalhadores da construção civil a partir de ateliês, conduzidos pela artista, em que eles fazem desenhos dos cenários de trabalho.

A exposição faz parte da III SEMANAU e da 22ª Semana de Arte e Cultura. Curadoria das professoras da Escola da Cidade, Carol Tonetti e Ligia Nobre.

Contracondutas

Desenvolvido no âmbito do Conselho Técnico da Escola da Cidade (São Paulo), o projeto Contracondutas busca responder, com diversas ações político-pedagógicas, parte das questões abertas pela fiscalização e flagrante de situações relacionadas ao trabalho análogo a escravo em uma grande obra em Guarulhos, o terminal 3 do Aeroporto Internacional. O projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais, com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade, ao mesmo tempo em que se incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

SERVIÇO
Local: Centro Cultural USP São Carlos | Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Centro – (16) 3373-8027
Visitação: de 21 de setembro a 20 de outubro
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h30
Mais informações, clique aqui - http://cultura.sc.usp.br/index.php/event/exposicao-diagrama-contracondutas/

  • Título

    Exposição Coletiva Diagrama Contracondutas
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    21 de Setembro de 2017 12:00 PM
  • Até

    20 de Outubro de 2017 05:00 PM
  • Onde

    Centro Cultural USP São Carlos
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição Coletiva Diagrama Contracondutas" 20 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880039/exposicao-coletiva-diagrama-contracondutas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.