O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. José Castro Caldas
  6. 2017
  7. Casa | Estúdio | Oficina / José Castro Caldas

Casa | Estúdio | Oficina / José Castro Caldas

  • 09:00 - 24 Setembro, 2017
Casa | Estúdio | Oficina / José Castro Caldas

© Mercês Tomaz Gomes © Mercês Tomaz Gomes © Mercês Tomaz Gomes © Mercês Tomaz Gomes + 25

  • Suporte técnico

    Alexandra Paio, Barbara Varela, Maria João de Oliveira, João Sousa.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o objectivo de continuar a explorar o intervalo entre Arquitetura e Marcenaria – Em que o Arquitecto executa a sua própria obra, arranjei este estúdio de 40 m2. Uma oportunidade de estudar/testar, fazer deste espaço que se tornaria a minha Casa | Estúdio | Oficina um laboratório de Arquitetura, onde pudesse experimentar tanto soluções de organização do espaço como de execução, no detalhe. A hipótese de resolver os ajustes, reconsiderar decisões mal antecipadas, imperfeições… Como um marceneiro faz nas suas peças, com o equilíbrio de quem projetou resolver também os desvios inerentes aos processos de construção, aqui numa escala de Arquitetura, uma espécie de revivalismo do movimento Arts and Crafts... Habitá-lo, permite-me perceber o seu resultado.

© Mercês Tomaz Gomes
© Mercês Tomaz Gomes

O espaço divide-se entre uma primeira zona social/trabalho e um outro privado. O plano colorido é essa fronteira. A zona de trabalho inclui uma bancada para cozinhar (que pode ser encerrado com uma cortina) e uma mesa para refeições/reuniões. Um armário com 3 frentes que resolve a arrumação e complemento da cozinha de um lado, noutro uma gaveta para as ferramentas e noutro de apoio à casa de banho e material de limpeza. No eixo entre janelas, a zona de oficina e (depois) acrescentei uma mesa de trabalho e outra para escritório. Isto porque em caso de uso da oficina a poeira pode ser facilmente ventilada pelas duas janelas. Atravessando o painel colorido, a zona privada, com uma sala e o quarto divididas por uma estante com uso repartido para ambos os lados. No topo da cama uns painéis que se abrem e permitem uma ligação dos dois espaços, circulação de ar.

O desenho é uma estipulação de proporções geométricas a partir de medidas antropométricas – nada de novo, estudam-se há séculos, dou-lhe simplesmente continuação – As cores, é tanto por não querer seguir um projeto “minimalista branco” como também uma oportunidade de explorar a gama cromática disponível pelo material Valchromat.

Banheiro. Imagem Cortesia de José Castro Caldas
Banheiro. Imagem Cortesia de José Castro Caldas

Enquanto não mudar de espaço, a obra vai continuar. Por enquanto ainda se acrescentam coisas, mas parece-me haver cada vez menos necessidade. Pode ser que passe para uma fase de alteração de coisas que funcionaram menos bem, que necessitem de uma atualização. Por enquanto ainda não as desvendei, o espaço é bastante confortável, mas pode ser que não sobreviva à contínua vontade de experimentar.

Nada do que foi construído interfere no existente, é tudo feito por encaixes, sem colas ou parafusos e as divisões são “úteis” (armários, mesas, arrumos…).

Cita: "Casa | Estúdio | Oficina / José Castro Caldas" [House | Office / José Castro Caldas] 24 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879965/casa-estudio-oficina-jose-castro-caldas> ISSN 0719-8906