Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business

O livro reconstitui marcos fundamentais da produção teórica e arquitetônica de Rem Koolhaas diante da chamada condição metropolitana, ao longo de seu percurso entre o fim dos anos 1970 aos dias de hoje. A trajetória capilarizada de Koolhaas suscita três inquietações que perpassam o texto. A primeira visa compreender em que medida a arquitetura pode funcionar como campo de práticas e valorações que disputa os rumos do fenômeno urbano. A segunda consiste em perceber redefinições disciplinares no último quartel do século passado. A terceira reside em apontar desafios das grandes cidades contemporâneas. É fecunda a tarefa de explorar tais questões a partir da figura paradigmática de Koolhaas, uma vez que sua reflexão participante realiza um duplo movimento, qual seja, compreende inscrições da cultura nas práticas arquitetônicas e intervém nas dinâmicas urbanas – materiais e simbólicas – a partir da arquitetura.

Trata-se, em última instância, de tomar o espaço socialmente produzido como mediação privilegiada para pensar o contemporâneo em suas limitações e possibilidades, conferindo um sentido ao presente. O duplo esforço de ancorar-se no solo histórico-social e assumir uma perspectiva totalizante sempre aberta é o que confere a esse trabalho – para dizer de modo ambicioso – um caráter filosófico.

CONTEÚDO

1) Horror e júbilo em Nova York

2) Bigness: a “hiperarquitetura” nas cidades genéricas

3) O arquiteto global entre a Bigness e o big business

4) Com Koolhaas para além de Koolhaas

  • ISBN

    9788539108503
  • Título

    Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business
  • Autor

    Paolo Colosso
  • Ano da Publicação

    2017
  • Encadernação

    Capa Mole
  • Idioma

    Português

Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business

Cita: "Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business" 23 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879940/rem-koolhaas-nas-metropoles-delirantes-entre-a-bigness-e-o-big-business> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.