Biblioteca e Centro Cívico de Waterdown / RDHA

Biblioteca e Centro Cívico de Waterdown / RDHA - Mais Imagens+ 50

Hamilton, Canadá
  • Arquitetos: RDHA; RDHA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2183
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Arban
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A-Fire, Aerloc, Allwood, Alumicor, American Standard, Bartco Lighting, Betz Cut Stone, Bondfield, C.R. Laurence, Corian, Dacoustics, EH Price, Hardrian, Horton Automatics, Interface, Johnsonite, Kingsley, LiveRoof, Slimlite Skylights Ontario
  • Arquitetura Paisagística: NAK Design
  • Engenharia Estruturais: WSP / Halsall Ltd.
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Jain Associates Ltd.
  • Engenharia Civil: Valdor Engineering Inc.
  • Construção: Bondfield Construction
  • Clientes: Prefeitura de Hamilton e Biblioteca Pública de Hamilton
  • Equipe De Projeto: Tyler Sharp (Projeto), Bob Goyeche (Gestão), Sanjoy Pal, Andrew Cranford, Soo-Jin Rim, Ivan Ilic
  • Cidade: Hamilton
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Tom Arban

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a Biblioteca e Centro Cívico de Waterdown, o escritório de arquitetura sediado em Toronto, RDHA, aplicou a prática de customizar os componentes não convencionais para criar um edifício extraordinário a partir de materiais ordinários. O objetivo, aliado à localização do edifício — na Escarpa Niágara, um penhasco rochoso com vistas para o Lago Ontario no Canadá — estabeleceu o ímpeto para o projeto do edifício. As instalações multiuso, que incluem uma biblioteca e um arquivo de patrimônio da sociedade, serviços policiais e comunitários e um centro de recreação de idosos, unindo várias demografias em um único edifício.

© Tom Arban

© Tom Arban

Os sistemas e materiais padronizados e adaptados pela RDHA, que permitem uma arquitetura sob medida, mantendo o orçamento justo e eliminando o risco para o cliente. Até mesmo os elementos mais padronizados, como as fitas de LED, foram tratados com um grau de cuidado acrescentando elegância.

© Tom Arban

O edifício está inserido no ponto mais alto de uma escarpa, onde o terreno desce em direção ao lago, alterando em três metros a cota deste ponto alto para a borda de uma via principal abaixo. O volume baixo e linear se projeta em balanço para fora da encosta como um um bloco flutuante sobre o calcário dolomítico. Painéis de pedra revestem o exterior, em uma aparência quase monolítica invertida, onde a equipe de projeto utilizou a topografia para estabelecer uma planta baseada na acessibilidade, com rampas suaves para os percursos internos da biblioteca. 

© Tom Arban

A topografia interna destaca a consciência da paisagem do entorno, alcançando o seu pico na biblioteca, onde uma série de quatro terraços escalonados até o ponto mais alto do edifício, demarcado por um caminho de prateleiras em madeira de abeto Douglas. No topo, um grande átrio iluminado naturalmente proporciona vistas de tirar o fôlego. Do lado externo, uma varanda de leitura externa e um teto verde inclinado repleto de flores intensificam a conexão com o local onde está inserido.

© Tom Arban

Dentro do grande ambiente aberto, os arquitetos produziram espaços íntimos e mantiveram um alto grau de controle sobre os acabamentos e mobiliário para garantir um ambiente interno coesivo. Alguns elementos de destaque em madeira de aberto Douglas na circulação de entrada são reciclados, resquícios da antiga Biblioteca Central de Hamilton, hoje já demolida. Na área infantil, o teto rebaixa, criando um espaço com atividades e tecnologia child-friendly, com pequenas cadeiras Panton. Salas de estudo silencioso na biblioteca possuem paredes de vidro, que parecem suportar o pesado teto acústico bloqueando o som. A qualidade espacial é destacada por pequenas lareiras de etanol fechadas com vidro, adjacentes à cadeiras Tulipa e Fatia de Paulin Orange.

© Tom Arban

A nova biblioteca incorpora equipamentos de check-in e devolução automatizados que auxilia os funcionários a focar na programação e no serviço de atendimento customizado. Além disto, funcionários agora possuem acesso à tecnologia quando estão em seu ambiente de trabalho, permitindo otimização de seu tempo.

© Tom Arban
Planta - Primeiro Pavimento
© Tom Arban

Os arquitetos também dedicaram especial atenção ao caráter sustentável do projeto. O edifício conta com pomares para sombreamento e bio-valetas nas áreas de estacionamento, aliados a demais espaços verdes que contam com sistema subterrâneo de recolhimento de água, e materiais de origem local e reciclados integrados em todo o processo de desenho. Os números de acessos e cadastros na biblioteca só têm aumentado desde sua inauguração, comprovando a aprovação de seus usuários.

© Tom Arban

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:163 Dundas St E, Hamilton, ON L8N 2Z7, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca e Centro Cívico de Waterdown / RDHA" [The Waterdown Library and Civic Centre / RDHA] 29 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879895/biblioteca-e-centro-civico-de-waterdown-rdha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.