Casa MÜLLER / Ortuzar Gebauer Arquitectos

Casa MÜLLER / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Mais Imagens+ 29

Ancud, Chile
  • Arquiteto Colaborador: Tal Sustiel
  • Cidade: Ancud
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Ortuzargebauer arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasce da busca em colocar em prática quatro princípios essenciais da arquitetura: funcionalidade; eficiência no uso de recursos; correto uso das energias passivas; reconhecimento do lugar, como compreensão de um território e cultura.

Esquema

Reconhecimento do lugar

Morfologicamente, o projeto aparece como um volume térreo de duas águas, um pequeno galpão hermético e fechado para o espaço externo de acesso, para que a partir dos interiores apenas uma vez exista o reencontro com o entorno: através de uma fachada de vidro do piso ao teto, que destaca a beleza do lugar em sua totalidade.

© Ortuzargebauer arquitectos

Funcionalidade

A casa é pensada a partir da otimização de sua metragem, comodidade e privacidade dos ambientes. Para este último, os dois quartos estão localizados nos extremos da casa, como polos habitados, conservando sua intimidade em relação à casa.

© Ortuzargebauer arquitectos

O banheiro e cozinha conformam um único bloco úmido e estrutural, adjacente ao quarto principal, servindo de passagem para o restante da casa.

Corte

Esta distribuição deixa o espaço público completamente integrado no centro da casa, e vinculado diretamente com a cozinha, sala de jantar, de estar e varanda coberta de forma translúcida, que permite desfrutar do exterior de forma protegida das fortes chuvas.

© Ortuzargebauer arquitectos

O acesso principal é recuado do volume central e se abre do sul, evitando a exposição norte das chuvas e ventos. É realizado através de uma rampa, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Corte

Correto uso das energias passivas

Para melhorar o conforto e otimizar as energias passivas, a casa permite receber e captar o máximo do percurso do sol na fachada norte através de uma fachada completamente de vidro, ao mesmo tempo que se fecha de forma hermética como uma parede cortina, para evitar as fortes chuvas.

© Ortuzargebauer arquitectos

A fachada sul, responsável pela ventilação da casa, é repleta de aberturas específicas como caminhos de vento, refrescando e ventilando de forma natural o os interiores nos meses de primavera e verão.

Diagrama

Através de duas canaletas que percorrem toda a largura de cada uma das águas da cobertura, a água da chuva é recuperada e acumulada para diversos usos.

© Ortuzargebauer arquitectos

Materialidade: Eficiência no uso dos recursos

A otimização do uso dos recursos permitiu construir esta casa em apenas dois meses, com um baixo preço/m² e diminuir a quase zero a quantidade de desperdício durante a construção.

© Ortuzargebauer arquitectos

A casa foi desenhada em virtude dos materiais utilizados: tábuas de compensado de madeira para os pisos, revestimentos e móveis 244/122, madeiras para as estruturas de 360 cm, e placas de zinco pintadas de preto, que permite absorver o calor em uma área mais fria, enquanto estratégia para se integrar com o entorno.

Por último, para completar os quesitos sustentáveis do projeto, ele foi construído inteiramente com madeira renovável utilizando mão de obra local.

© Ortuzargebauer arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MÜLLER / Ortuzar Gebauer Arquitectos" [Casa MÜLLER / Ortuzar Gebauer Arquitectos] 18 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879862/casa-muller-eugenio-ortuzar-plus-tania-gebauer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.