Casa Pátio / INOSTUDIO

Casa Pátio / INOSTUDIO - Mais Imagens+ 42

Gliwice, Polônia
  • Arquitetos: INOSTUDIO; INOSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcin Grabowiecki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eurocolor, Nuxx, REHAU, RHEINZINK
© Marcin Grabowiecki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote encontra-se próximo à floresta, mas também em uma área densa de residências unifamiliares. A localização do terreno e a vista à floresta nos deram uma direção para materializar o edifício. Escolhemos por uma construção bastante espaçosa com um pátio interno. 

Diagrama do Vazio

O térreo é separado em relação aos vizinhos pela ausência de janelas nas paredes laterais. No entanto, está aberto ao jardim e ao pátio. No primeiro pavimento, tomando um pedaço da cobertura e criando dois terraços, há uma vista à floresta e à torre de rádio de Gliwice, a estrutura de madeira mais alta da Europa.

© Marcin Grabowiecki

Os planejadores locais determinaram a geometria da cobertura: inclinada, simétrica, perpendicular ou paralela à rua. O edifício é compacto, simples e minimalista. Ele da a impressão de ser inacessível graças ao pequeno número de janelas no térreo e a falta de janelas na cobertura.

Planta - Térreo
© Marcin Grabowiecki
Planta - Primeiro Pavimento

O interior da residência varia em altura e forma dependendo da função. Tem uma casca externa escura e recortes brancos. Há muita luz no edifício, mas isso não faz com que ela esteja sobre-exposta, já que há muita luz refletida: um poço interno em forma de pátio, janelas nos terraços e claraboias.

© Marcin Grabowiecki

O pátio e os terraços no pavimento superior são espaços íntimos ao ar livre dentro da casca do edifício. O pátio da oportunidade de manter um olho na natureza e nas condições atmosféricas. Graças a isso, a natureza foi introduzida ao lar. Graças à luz solar do pátio e aos terraços na cobertura, obtivemos um espaço incomum e um interessante efeito de luz natural.

© Marcin Grabowiecki

Não há necessidade de janelas adicionais nas paredes laterais, nem janelas de telhado. Os terraços na cobertura estão parcialmente protegidos por uma cobertura para que os vizinhos não possam ver o interior, mas ainda sim se possa admirar o entorno. Há uma entrada direta de cada um dos dormitórios aos terraços. No interior, optou-se por um desenho simples, branco e uma quantidade limitada de materiais, motivo pelo qual desejou-se que o pátio fosse o elemento mais importante.

© Marcin Grabowiecki
Diagrama de Altura e Iluminação
© Marcin Grabowiecki

O edifício tem detalhes minimalistas: calhas ocultas, nenhum beiral longo, sem chaminés, uma forma de cobertura simples, sem janelas, sem elementos dispersos, sem janelas de telhado. Todas essas intervenções ajudam a alcançar sua eficiência energética.

© Marcin Grabowiecki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / INOSTUDIO" [Courtyard House / INOSTUDIO] 21 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879790/casa-patio-inostudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.