Residência 'ARQ RIFA G’2010' / Emilio Garateguy + Ignacio Trecca

Residência 'ARQ RIFA G’2010' / Emilio Garateguy + Ignacio Trecca - Mais Imagens+ 29

Ciudad de la Costa, Uruguai
  • Estrutura: Magnone-Pollio Ingenieros Civiles
  • Condicionamento Sanitário: Oficina de Arquitectura
  • Paisagismo E Jardins: Julian Gago
  • Construção: Estudio Oliver SRL
  • Juri Do Concurso: Marcelo Gualano, Marcelo Danza, Marcelo Bednarik, Federico Mesa
  • Organização: ARQ RIFA G’2010 /CEDA/FADU (Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, UDELAR)
  • Arquitetos Responsáveis: Emilio Garateguy, Ignacio Trecca
  • Arquitetos Colaboradores: MBAD Arquitectos; Mario Baez, Adrián Duran
  • Cidade: Ciudad de la Costa
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência é o Primeiro Prêmio do característico Concurso de Residências de Arquitetura RIFA da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo de Montevideo, FADU-UDELAR. Trata-se de um concurso de estudantes que, uma vez que seleciona a proposta ganhadora, inicia um processo de desenvolvimento que culmina com a construção do projeto vencedor. A residência localiza-se em um edifício de esquina frente ao mar em Ciudad de la Costa, uma área suburbana adjacente a Montevideo. A vegetação do lado da praia e a ampla avenida, dificultam a visão para o mar no térreo. Isso tornou-se uma orientação para decidir o partido do projeto: espaços principais devem estabelecer relação com o terreno ou com a vista em pavimentos superiores?

Cortesia de SMA

A fachada curta está em frente à avenida e conta com uma área de recuo de 15 metros, o que condiciona sua implantação ao fundo. Optou-se por maximizar o uso do edifício, resolvendo a residência em um volume maciço no térreo, apropriando-se das extensões até os espaços externos, buscando cuidar da intimidade em relação à rua mais próxima e comunicar de forma fluida os espaços internos e externos no sentido longitudinal. O acesso ocorre a partir de um pátio subtraído do volume rígido, gerando um espaço externo controlado que, além disso, funciona, junto à cozinha, como um separador entre as áreas sociais e as mais privadas da residência. Nele localiza-se a escada helicoidal de acesso à churrasqueira e terraço superior, gerando um circuito funcional. A parte de estar e a sala de jantar localizam-se orientadas para a avenida, utilizando toda a largura do espaço disponível para construção. Na parte mais distante em relação à contaminação visual e sonora da avenida foram implantados os dormitórios e as áreas de serviço. Estes foram concebidos como um núcleo fixo. Os dormitórios principais enfrentam a rua perpendicular à costa, e, por estarem próximos a ela, projetou-se uma galeria semi-externa permeável, que permite um filtro visual em relação à área externa, além de servir como extensão aos dormitórios, gerando um microclima agradável nos meses de verão e garantindo entrada de sol nos meses mais frios.

Cortesia de SMA
Planta
Cortesia de SMA

Procuramos fazer com que o térreo fosse um volume maciço, enquanto o espaço da churrasqueira fosse um volume muito leve e transparente. Encontramos no tijolo um material capaz de criar um volume rígido, mas com suficiente versatilidade para gerar diversos tipos de permeabilidade, regulando, assim, a intimidade e a entrada de luz, mantendo a leitura de um volume rústico e pesado. Além disso, permite um envoltório contínuo em todos as faces do edifício, incluindo a cobertura, onde se implementou um sistema de sobre-cobertura elevado para criar essa continuidade material única.

Cortesia de SMA
Corte Transversal
Cortesia de SMA

O tratamento externo é simples, já que buscou-se dar o protagonismo ao volume maciço de tijolos. Em relação à fachada que confronta a rua, planejou-se uma vegetação mais densa para gerar intimidade visual e sonora, além de deixar livre uma grande esplanada verde como extensão da casa. O pátio do fundo tem um caráter distinto, mais privado e de serviço.

Cortesia de SMA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 'ARQ RIFA G’2010' / Emilio Garateguy + Ignacio Trecca" ['ARQ RIFA G’2010' House / Emilio Garateguy + Ignacio Trecca] 20 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879789/residencia-arq-rifa-g2010-emilio-garateguy-plus-ignacio-trecca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.