Residência Ro / Aarón Carrillo Díaz

Residência Ro / Aarón Carrillo Díaz - Mais Imagens+ 12

Pachuca, México
  • Arquitetos: Aarón Carrillo Díaz; Aarón Carrillo Díaz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Angolo, Cemex
© Pablo García Figueroa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Pachuca, no México num complexo privado e com geografia e climas particulares, a Residência Ro coloca um problema específico desde o início. Devido ao clima caracterizado por tardes onde a temperatura baixa consideravelmente com a presença de ventos frios das montanhas, os espaços ao ar livre, pátios verdes e varandas foram convertidos em elementos de ornamentação, e não recursos espaciais, fomentando a convivência familiar, integrando e dignificando o significado de lar.

© Pablo García Figueroa

A intenção do projeto é retomar os valores importantes à uma residência e reintegra-los à ela. Para isso, o conceito do projeto é criar uma conexão direta entre os espaços internos e externos através do uso de terraços cobertos que permitem integrar a vida cotidiana às áreas de convivência familiar e de contemplação, mantendo uma relação de qualquer espaço do projeto.

© Pablo García Figueroa
Planta - Térreo
© Pablo García Figueroa

O primeiro dos volumes abriga os serviços da residência, incluindo a cozinha e copa, envoltos por um pátio seco contemplativo coberto por um domo de vidro. O segundo volume é onde estão as salas de estar e de jantar, junto ao pátio que envolve a cozinha e outro espaço desenhado com pequenas varandas e plataformas verdes que conformam e unificam os volumes. Este espaço conta com cobertura de vidro e lajes de concreto formando beirais que resguardam a vida cotidiana da casa. Já o terceiro volume abriga os espaços de recreação e o último pátio, este ao ar livre. Todo isso resulta num único espaço multifuncional e repleto de visuais, áreas verdes e plataformas que levam o conceito geral do projeto. 

© Pablo García Figueroa

Não menos importante e com hierarquia ao que o precede, o volume das circulações permite o trânsito entre os espaços de pé direito duplo e nos dirige às escadas, onde é possível subir ao primeiro pavimento. Aqui se encontram os ambientes mais privados da casa, os dormitórios.

© Pablo García Figueroa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Ro / Aarón Carrillo Díaz" [Residencia Ro / Aarón Carrillo Díaz] 22 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879628/residencia-ro-aaron-carrillo-diaz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.