i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Mexicana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. México

Projetos mais recentes em México

Últimas notícias em México

Faça sua reserva e se hospede em seu edifício favorito

10:00 - 14 Julho, 2017
Faça sua reserva e se hospede em seu edifício favorito

Certamente, mais de uma vez você já se pegou olhando fotografias de edifícios famosos e pensando: como seria viver aí? Imagina passar uma noite nas cápsulas da torre Nakagin no Japão, ou desfrutar de um final de semana em uma casa projetada por Shigeru Ban na costa do Sri Lanka.

O legado arquitetônico de Gustave Eiffel no México

10:00 - 9 Julho, 2017
O legado arquitetônico de Gustave Eiffel no México , © Guacamole Project
© Guacamole Project

Este artigo foi originalmente publicado na página México Desconocido com o mesmo título.

Arquitetos mexicanos constroem habitação e centro comunitário resistentes a inundações na Índia

16:00 - 27 Junho, 2017
Arquitetos mexicanos constroem habitação e centro comunitário resistentes a inundações na Índia, Cortesia de Programa VACA
Cortesia de Programa VACA

A comunidade de Londor, na Índia, é constituída por 112 pessoas que vivem em situação de extrema pobreza e cuja atividade econômica é a procura por cabelo humano para venda em salões de cabeleiro. Em novembro de 2015, uma inundação provocada pelas chuvas torrenciais e o transbordamento de uma represa local afetou as já precárias habitações da comunidade, deixando as construções existentes em estado de degradação ou mesmo completamente destruídas. 

Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México

07:00 - 14 Junho, 2017
Workshop universitário realiza projetos para a construção de casas de parto no México, © Onnis Luque
© Onnis Luque

Desde 2015 o Workshop Vertical: Projetos de Impacto Regenerativo (Departamento de Arquitetura da Universidade Iberoamericana), ministrado pelos professores Juan Casillas, Mariana Ordóñez e Jesica Amescua, opera como um espaço acadêmico e prático de ação-reflexão sobre o papel atual dos arquitetos na produção social do habitat.

Serpentes de lona: os traços do comércio informal na cidade

16:00 - 9 Junho, 2017
Serpentes de lona: os traços do comércio informal na cidade, Comércio informal na Cidade de México. Imagem © 2015 Google
Comércio informal na Cidade de México. Imagem © 2015 Google

Os resultados do quarto trimestre de 2016 da Escola Nacional de Ocupação e Emprego (ENOE) indicam que a População Economicamente Ativa (PEA) do México alcançou 54 milhões de pessoas. Dessas, 57% (29,8 milhões, pouco menos que a população da Venezuela ou do Peru) trabalha no setor informal. Não se engane: o setor informal tem seus protocolos e leis próprios; que eles não estejam escritos, é uma outra história.

Projeto de ampliação de uma das residências incrementais do ELEMENTAL

15:00 - 5 Junho, 2017
Projeto de ampliação de uma das residências incrementais do ELEMENTAL, Cortesía de ARKRAFT Studio
Cortesía de ARKRAFT Studio

“Las Anacuas” é um conjunto de habitações projetado pelo ELEMENTAL a oeste da área metropolitana de Monterrey, México, composto por edifícios em fita, com três pavimentos e estrutura preparada para a expansão das unidades.

As cinzas de Luis Barragán não são mais importantes que sua obra e arquivo

15:00 - 31 Maio, 2017
As cinzas de Luis Barragán não são mais importantes que sua obra e arquivo, Una pieza de la exposición. Image Cortesía de Museo Universitario de Arte Contemporáneo
Una pieza de la exposición. Image Cortesía de Museo Universitario de Arte Contemporáneo

Foi uma proposta poética: em troca de devolver o arquivo da obra de Luis Barragán para o México, a artista Jill Magid ofereceu a Federica Zanco, proprietária e arquivista da Barragan Foundation na Suíça, um anel com um diamante de dois quilates produzido a partir das cinzas do corpo de Barragán. 

A rua não é um render

16:00 - 24 Maio, 2017
A rua não é um render, Bairro La Merced da Cidade do México. Imagem © Rodrigo Díaz
Bairro La Merced da Cidade do México. Imagem © Rodrigo Díaz

Algum tempo atrás, mais precisamente na segunda metade dos anos noventa, saber AutoCAD tinha seu charme. Eu mesmo dei meus primeiros passos com a versão 11 em lentos computadores na fria e escura caverna da sala de computação da escola de arquitetura da Católica (do Chile). Era algo mais parecido ao Pong ou a Logo que ao sofisticado desenho que conhecemos hoje. 

Vídeo: Fernando Romero, In Residence

14:00 - 23 Maio, 2017
Vídeo: Fernando Romero, In Residence, Cortesia de NOWNESS
Cortesia de NOWNESS

NOWNESS compartilhou mais um vídeo da série "In Residence", uma coleção de curtas que entrevistam arquitetos em suas próprias casas. Desta vez, o convidado é o arquiteto mexicano Fernando Romero, que apresenta sua casa projetada por Francisco Artias em 1955 na Cidade do México, a qual descreve como o "último sonho moderno feito na realidade".

43 das 50 cidades mais violentas do mundo estão na América Latina. Por quê?

15:00 - 15 Maio, 2017
43 das 50 cidades mais violentas do mundo estão na América Latina. Por quê?, Morro do Alemão no Rio de Janeiro, Brasil. Imagem © annaspies [Flickr], Licença CC BY-NC-ND 2.0
Morro do Alemão no Rio de Janeiro, Brasil. Imagem © annaspies [Flickr], Licença CC BY-NC-ND 2.0

Com exceção daquelas cidades que enfrentam conflitos bélicos, as cidades mais violentas do mundo estão na América Latiba e Caribe, onde vive apenas 8% da população mundial, porém, onde se concentram 33% de todos os homicídios. O Instituto Igarapé, do Brasil, conta com seu Observatório de Homicídios e adverte que quatorze dos vinte países com as maiores taxas de homicídio se localizam na América Latina e Caribe. Paralelamente, o relatório anual do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal (CCSPJP), do México, sobre as cidades mais perigosas do mundo, apresenta outro dado impressionante: 43 das 50 cidades mais perigosas do mundo estão em nosso continente. O que pode ser feito para mudar isso?

Carregando... Pode demorar alguns segundos