Sebrae MG / Studio Prudencio

Sebrae MG / Studio Prudencio - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Studio Prudencio; Studio Prudencio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Herman Miller, BM Consultoria em Esquadrias, Cebrace Vidros, Dacapo Revestimentos Cimentícios Especiais, Design On Divisórias, Di Martino Indústrias Metalúrgicas, Ecotelhado, FAB Pisos Elevados, Home Office Móveis para Escritório, IESA Soluções em Alumínio, Interface, Itaim Iluminação, Medabil, Vitra
  • Estrutura: Simon Engenharia
  • Elétrico/Lógica/Automação/Spda: Zabkaledur Engenharia Elétrica
  • Hidrossanitário: Cyro Carlos Bonetto Silva
  • Climatização: Projetos Avançados Engenharia
  • Prevenção Contra Incêndio: Segurança Engenharia Projetos e Construções Ltda
  • Orçamento: Plante Engenharia S/C Ltda
  • Construção: Termoeste Engenharia e Instalações
  • Apoio Sebrae à Obra: Marilene Fátima Neves Silva Villela, Leonardo Miranda Mello, Arq. Gilman Rodrigues, Omar Souki
  • Painel Artístico: Alexandre Mancini
  • Arquiteto Responsável: Andreoni Prudencio
  • Equipe: Bernardo Generosi, Miguel Esnaola, Crislaine Araújo, Geison Borges, Marcel Trescastro, Rodrigo Conceição, Marcela Green, Raquel Smidt, Monique Genari, Priscila Lerias, Renata Zen, Isadora Pedrollo, Úrsula Mello, Karen Grabin, Fernanda Antônio, Juliana Ziebell e Marcelo Della Giustina
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Frente a um conjunto de pré-existências originalmente não articuladas, a proposta para o edifício é a de um elemento integrador de modo a criar uma reestruturação global de novos acessos e novas conexões. O partido considerou a premissa exposta no programa, que define a distinção entre dois setores para o edifício: um administrativo e um de eventos. A composição do edifício é definida por um bloco único – administrativo - sobre uma base - eventos.

© Marcelo Donadussi
Planta - Térreo

A inserção no local buscou a diminuição da área de ocupação do terreno no nível do pavimento térreo. Neste pavimento, foi inserida uma grande praça de acesso principal com a intenção de criar um espaço público através da extensão do passeio, o que ainda enfatiza o caráter público do próprio edifício. A criação desta foi possível com a distribuição de três níveis de estacionamento em subsolo, cujo acesso dá-se pela via de menor tráfego.

© Marcelo Donadussi

A praça dá acesso à base através de um foyer, que conecta-se à área de eventos, criando a possibilidade de um uso único em ocasiões especiais. Como cobertura deste foyer, tem-se a laje verde, que age como a materialização das novas conexões entre o novo edifício e o conjunto de suas pré-existências. Sobre esta base, é inserido o grande prisma translúcido, que recebe o setor administrativo, enfatizando a horizontalidade do elemento único de composição
simples. Para seu uso, a premissa foi o máximo de flexibilidade, atingida através do uso de divisórias em vidro com possibilidade de fechamento por persiana. A criação de espaços flexíveis admite possíveis re-arranjos ao longo do uso do edifício.

© Marcelo Donadussi

Em termos técnico-funcionais, é estruturado em uma malha regular múltipla de
0,625m, sub-módulo de inúmeros componentes construtivos. O sistema estrutural adotado, numa malha de 10x10m, compõe-se de vigas metálicas e pilares em concreto em conjunto com lajes pré-moldadas e steel deck. O edifício é organizado em grandes vãos viabilizados pelo uso de um pórtico treliçado de aço com altura de três pavimentos, elementos presentes nas fachadas longitudinais do bloco. A amarração e rigidez dos mesmos são dados através de perfis metálicos transversais.

© Marcelo Donadussi
Corte A

O fechamento externo das fachadas noroeste e sudeste é constituído por duas
camadas: esquadrias metálicas com vidros de segurança e uma tela de aço inox de translucidez controlada de acordo com a orientação de cada fachada. As camadas, separadas por uma passarela técnica, cria um espaço de transição em que acontece a ventilação ascendente, gerando conforto térmico para o espaço interior. O conforto lumínico, por sua vez, dá-se através do filtro de luz e consequente redução da incidência de radiação fornecidos pela tela. Por fim, a laje de cobertura com grama garante o isolamento térmico e diminui a demanda sobre as redes públicas pluviais, ao reter por algum tempo o volume de água recolhido.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Barão Homem de Melo, 329 - Nova Suíssa, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sebrae MG / Studio Prudencio" [Sebrae MG / Studio Prudencio] 16 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879617/sebrae-mg-studio-prudencio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.