![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira, Pátio](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8aff/b22e/38e2/0300/070a/newsletter/feature_image.jpg?1505266422)
- Área: 100 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Andre Klotz
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8ced/b22e/3850/9800/0251/newsletter/mnma.apartamento61-1660.jpg?1505266916)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A mostra de mobiliário, Forma e L’Atelier: um recorte do design moderno paulistano com o projeto expográfico assinado pelo MNMA studio a convite da casa- galeria Apartamento 61, passa pelos anos 50, 60 e 70, e não tem a pretensão de ser uma exata reconstituição histórica. A intenção é criar e estabelecer diálogos entre a Forma e a L’Atelier, e recontar – através de móveis, fotos, arquivos e depoimentos – a história dessas duas fábricas, que abriram suas portas nos anos 50 na cidade de São Paulo.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira, Janela](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8b6b/b22e/3850/9800/024a/newsletter/mnma.apartamento61-1482.jpg?1505266530)
O Local da mostra foi em uma das primeiras casas modernistas, idealizada pelo artista Victor Brecheret em torno de 1939 e que posteriormente passou por uma intervenção assinada pelo arquiteto Rino Levi, atualmente funciona como uma casa-galeria com curadoria do casal André Visockis e Vivian Lobato, com um acervo refinado de mobiliário e que atende colecionadores do mundo todo.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Imagem 4 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8b21/b22e/3850/9800/0247/medium_jpg/mnma.apartamento61-1467.jpg?1505266451)
A própria casa se tornou o partido do projeto. O "esqueleto" de frames metálicos retirados dos próprios ângulos da estrutura formou uma instalação que dialoga com o espaço permitindo que a própria arquitetura original guie o Expográfico e todo o mobiliário exposto ganhe uma forte expressão.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8b98/b22e/38e2/0300/070d/medium_jpg/mnma.apartamento61-1488.jpg?1505266570)
A história do design moderno paulistano está fortemente ligada ao fim da Segunda Guerra Mundial.
![](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8ae6/b22e/38e2/0300/0709/newsletter/planta01.jpg?1505266401)
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8b48/b22e/3850/9800/0249/newsletter/mnma.apartamento61-1475.jpg?1505266496)
O ponto de partida desta exposição é a virada dos anos 1940 para 1950, com a chegada do italiano Carlo Hauner e do polonês Jorge Zalszupin ao Brasil. Nessa época, o país passava por grandes transformações no campo industrial e na urbanização das cidades, em especial no eixo Rio-São Paulo, na tentativa de construir um Brasil moderno.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8c47/b22e/38e2/0300/0711/medium_jpg/mnma.apartamento61-1568.jpg?1505266744)
Junto às mudanças pelas quais o Brasil passava, parte dos estrangeiros que se fixou em São Paulo aliados a empresários, promoveram iniciativas importantes na metrópole, que vivia uma efervescência cultural com a abertura do MASP, do MAM e das primeiras Bienais.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8c9b/b22e/38e2/0300/0714/medium_jpg/mnma.apartamento61-1582.jpg?1505266828)
A arte e a arquitetura já expressavam o modernismo. Em paralelo, surgiu a necessidade de um mobiliário que conversasse com essa nova proposta estética. O cenário de São Paulo era favorável e foi essencial para a condução de novas experiências de artistas e arquitetos, que se aventuraram como empresários na tentativa de desenhar móveis para ambientes modernos. Entre elas estão a Forma, fundada por Carlo Hauner e a L’Atelier, de Jorge Zalszupin.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Cadeira, Pátio, Corrimão](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8bca/b22e/38e2/0300/070e/medium_jpg/mnma.apartamento61-1496.jpg?1505266619)
Tanto na Forma, como na L’Atelier, percebe-se uma ruptura com o antigo e com os “móveis de estilo”. O pensamento moderno e ao mesmo tempo muito dinâmico que acompanhou as mudanças socioeconômicas que o país passava, a aposta na difusão do mobiliário moderno a partir da produção de móveis seriados, e por fim a influência e sucesso na importação do design internacional, que colocou o Brasil em contato com grandes nomes do design mundial.
![Forma e L'Atelier / MNMA studio - Mesa](https://images.adsttc.com/media/images/59b8/8c6f/b22e/3850/9800/024f/newsletter/mnma.apartamento61-1577.jpg?1505266791)