Thyssenkrupp GSS / Arquitetura Nacional

Thyssenkrupp GSS / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1707
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Renover
  • Projeto Estrutural: Carpeggiani Engenharia
  • Construção: Cótica Engenharia
  • Execução Ar Condicionado: Mauro Ullmann Climatização e Refrigeração
  • Execução Ppci: Motter Engenharia
  • Execução Elétrica: Paulo Roberto Silveira
  • Execução Hidrossanitário: Cótica Engenharia
  • Arquiteto Responsável: Lucas Pessatto
  • Autores: Eduardo L. Maurmann, Elen B. N. Maurmann, Paula Otto, Lucas Pessatto
  • Cidade: São João
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno localizado na movimentada Av. Sertório, ocupado por um edifício de dois andares em sua parte frontal e um pavilhão de armazenamento aos fundos, foi o local escolhido pela empresa thyssenkrupp para estabelecer sua divisão GSS – Global Shared Services – na América Latina. Esta divisão, que possui sedes em cidades como Essen e Bochum na Alemanha, Gdanks na Polônia e Thane na Índia, tem como objetivo centralizar questões globais da empresa como funções administrativas, financeiras, recursos humanos, TI e gestão imobiliária. Com ocupação planejada em três etapas, o prédio, que hoje possui em torno de 100 funcionários, poderá abrigar até 235 pessoas. Para isso, um projeto de retrofit se fez necessário.

© Marcelo Donadussi

Após o trabalho inicial de levantamento das edificações, foi proposta a demolição da estrutura existente entre os dois maiores volumes. Isso permitiu a criação de uma conexão direta entre as duas edificações através de uma nova construção central, a qual passou a abrigar a nova entrada principal pela rua lateral, de menor movimento em comparação com a grande avenida a frente do terreno.

Situação Original Diagrama B
Projeto Final Diagrama B

Esta construção central também abriga os novos conjuntos de sanitários, necessários devido ao grande aumento de usuários provenientes do novo uso da edificação, e possibilita um aumento da área técnica, abrigando as caixas d’água em sua cobertura. Como ambas edificações existentes possuíam paredes em alvenaria de ótima qualidade, foi decidido não apenas manter mas inclusive reforçar esta característica pintando todas as novas intervenções e a estrutura original na cor preta.

© Marcelo Donadussi

Para auxiliar a conexão entre os prédios existentes, foi feito o nivelamento do piso do térreo em concreto diamantado. Com o piso existente do galpão em concreto armado reforçado, a passagem de tubulações internas seria de difícil execução, desta maneira aproveitou-se o nivelamento necessário para elevar o piso térreo em 10cm, possibilitando a passagem de infraestrutura por toda a extensão do pavimento. Além das áreas de trabalho, o pavimento térreo possui salas de reunião fechadas, mesas de reunião informais, copa, áreas técnicas e um grande espaço multiuso no centro do galpão, disponível para atividades especiais e de lazer.

Planta Térreo
© Marcelo Donadussi

Com o objetivo de aumentar a área disponível para estações de trabalho, foi projetado um mezanino de estrutura metálica no espaço do galpão. Foi criada uma conexão deste mezanino com o segundo andar do edifício existente através da nova construção central. O piso em carpete de todo o segundo pavimento reforça ainda mais a integração espacial. Uma futura expansão do mezanino também foi planejada, deixando a estrutura pronta para ampliação, a qual abrangerá a área da copa e das estações de trabalho na parte inferior da planta.

© Marcelo Donadussi

O galpão também teve sua cobertura em telha metálica duplicada, criando-se uma camada interna de EPS entre as duas telhas para aumentar a capacidade termo-acústica do espaço. Todas as esquadrias externas existentes foram substituídas por esquadrias de alumínio com vidro laminado low-e para garantir um bom desempenho térmico e para barrar ao máximo o som externo vindo principalmente da grande avenida a frente do terreno.

© Marcelo Donadussi
Corte B

Em situações pontuais onde se desejava a entrada de luz sem comprometer a privacidade do espaço interno, foram utilizadas esquadrias de alumínio com fechamento em policarbonato. Por fim todas as salas de coordenação e salas de reunião possuem fechamento em vidros laminados com utilização de PVB colorido, destacando estes espaços especiais e criando uma hierarquia natural dentro do grande espaço de trabalho unificado.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Sertório, 3655 - São João, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Thyssenkrupp GSS / Arquitetura Nacional" [Thyssenkrupp GSS / Arquitetura Nacional] 14 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879525/thyssenkrupp-gss-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.