O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Onze arquitetura
  6. 2017
  7. Edifício Tribo São Judas / Onze arquitetura

Edifício Tribo São Judas / Onze arquitetura

  • 05:00 - 13 Setembro, 2017
Edifício Tribo São Judas / Onze arquitetura
Edifício Tribo São Judas / Onze arquitetura, © Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

© Pedro Mascaro © Nathalie Artaxo © Pedro Mascaro © Nathalie Artaxo + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Sebastião Guimarães Corrêa, 43 - Vila Monte Alegre, São Paulo - SP, 04304-060, Brazil
  • Autores

    Eduardo Telles, Max Tango, Rogério Takeuti
  • Área

    3126.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Incorporação e Realização

    Tribo Incorporadora
  • Construção

    E2 Engenharia e Empreendimentos
  • Sinalização e Painel

    Disco Design
  • Paisagismo

    Marcelo Kubo
  • Interiores

    Márcia Brunello
  • Mais informações Menos informações
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa como concepção de espaço vem, através dos tempos, representando a cultura e o modo de vida de seus usuários. Com isso a extrema compartimentação é um modo de projeto que vem sendo abolida, referenciando-se cada vez mais com os anseios e demandas contemporâneos. Hoje, espaços mais fluidos e integrados, que possibilitem maior convivência entre os moradores e seus visitantes se mostram mais condizentes com o “morar contemporâneo”. Assim foi pensado o edifício Tribo São Judas, desde os espaços sociais coletivos totalmente conectados, possibilitando grande amplitude visual e maior convívio, até o desenho de seus espaços privativos.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo
Fachada Leste
Fachada Leste
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Este projeto para um edifício residencial de 32 unidades, localizado perto do metrô São Judas (zona sul da capital paulista) fez parte de um empreendimento que tentou fugir das recorrências do mercado imobiliário e apresenta soluções e materiais incomuns.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo
Planta
Planta
© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

Localizado em um terreno de 800 m² em uma área eminentemente residencial, composta em sua maioria por pequenas casas e vilas, o edifício teve que apresentar uma volumetria diferenciada para que se adequasse a normas legais do plano diretor estratégico da época. Devido a este zoneamento dois volumes com características semelhantes e volumetrias distintas foram pensados. Por uma restrição de gabarito por causa das vilas de casas existentes na porção posterior do terreno a altura do bloco dos fundos se limitou a 15 metros.

© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Estes blocos são conectados por um terceiro volume, mais alto, onde se encontra toda a circulação vertical do edifício.  O bloco mais alto, que comporta 2 unidades de 2 dormitórios por andar, dispostos em seus 8 pavimentos, instiga os pedestres da rua onde o prédio está localizado. Sua fachada apresenta movimento constante pelas cores e venezianas existentes, assim como a escala da própria construção que se mostra mais aprazível a quem a vê. O bloco posterior possui 4 pavimentos e sua planta contêm duas unidades de 2 dormitórios e 2 de 1 dormitório. Desta maneira procurou-se atender uma demanda de mercado, visto que o número de pessoas que moram sozinhas cresce no mundo inteiro.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

No pavimento térreo encontra-se o salão de festas, academia, piscina e sauna. Complementando as áreas de lazer dedicadas aos moradores e visitantes do edifício Tribo São Judas foi criado um grande terraço na cobertura do bloco posterior, onde há churrasqueira, jardins e sanitários.

Isométrica
Isométrica

Neste espaço, aproveitando a grande empena cega gerada pelo bloco de circulação vertical desenvolvemos um grande painel gráfico com inspiração na “pixel art” e que brinca com a paleta de cores escolhida para o projeto. Tanto o painel, como a programação visual do empreendimento foi idealizado conjuntamente com o projeto arquitetônico.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

O resultado geral é um edifício que se destaca na paisagem e entrega diversos equipamentos que contribuem tanto para a qualidade vida de seus moradores, quanto para a cidade.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Tribo São Judas / Onze arquitetura" [Tribo São Judas Building / Onze arquitetura] 13 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879497/edificio-tribo-sao-judas-onze-arquitetura> ISSN 0719-8906